Dermatite Seborreica. O que devo saber sobre ela?
Sinônimos:
Seborreia1, Caspa, Eczema2.
O que é?
É uma inflamação3 crônica da pele4 que surge em indivíduos geneticamente predispostos. Sua causa é desconhecida, mas o excesso de oleosidade e o fungo5 Pityrosporum ovale, presente na pele4 afetada, estão envolvidos no processo.
A maior atividade das glândulas sebáceas6 ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos7, por isso, o início dos sintomas8 ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém-nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.
A dermatite seborreica9 não é contagiosa10. A doença tem caráter crônico11, com períodos de melhora e de piora.
Como são as lesões12 da pele4?
As erupções cutâneas13 características da doença são lesões12 avermelhadas que descamam e coçam e ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas6, como o couro cabeludo, face14, sobrancelhas15, barba, contorno nasal, atrás e dentro das orelhas16, no peito17, nas costas18 e nas dobras de pele4 (axilas, virilhas e debaixo dos seios19).
Nos bebês20, é conhecida como crosta láctea, uma placa21 gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas. Existe uma tendência de piora do quadro no inverno e em situações de fadiga22 ou estresse.
Quando atinge as pálpebras23, denomina-se blefarite24 seborreica.
Casos graves de dermatite seborreica9 podem evoluir para a generalização das lesões12, atingindo extensas áreas da pele4.
Como é o tratamento?
Não existe cura da doença, mas seus sintomas8 podem ser controlados com sabonetes, xampus, loções capilares25 ou cremes com antifúngicos ou corticoesteroides de uso tópico26, que devem ser prescritos por médico dermatologista, pediatra ou clínico geral.
Em casos muito intensos, medicações por via oral podem ser utilizadas.
Quais os cuidados que devo ter para reduzir o aparecimento dos sintomas8 da doença?
- Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas
- Não tome banhos muito quentes. Enxague bem a pele4 após o banho, pois a umidade pode desencadear o aparecimento das lesões12
- Evite o uso de tecidos sintéticos
- Reduzir o estresse físico e mental, com a prática de atividades físicas regulares pode ajudar
- Passe um algodão embebido em óleo mineral na cabeça27 do bebê e lave os cabelos do bebê com xampu neutro, logo em seguida, antes de remover a crosta láctea
- Troque as fraldas do bebê com intervalo máximo de 3 horas e mantenha-o sempre seco.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.