Hepatites. O que são? Como são transmitidas? Existem vacinas?
Hepatite1 A
O que é? A hepatite1 A é uma doença hepática2 aguda causada pelo vírus3 da hepatite1 A (vírus3 HVA), que pode durar de algumas semanas a vários meses e não está relacionada à infecção4 crônica. A incidência5 desta doença é maior nos locais com saneamento básico deficiente ou ausente. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade6 contra este vírus3 por toda a vida.
Transmissão: é transmitida por via oral-fecal, ou seja, pela ingestão de fezes contaminadas mesmo em quantidades microscópicas, por contato direto (pessoa para pessoa) ou através de água ou alimentos contaminados.
Vacinação: a vacinação contra hepatite1 A é recomendada para todas as crianças e deve ser administrada a partir do primeiro ano de vida. Também é recomendada para pessoas que vivem ou viajam para certos locais de alto risco para hepatite1 A, pessoas com exposição profissional ao vírus3, pessoas com doença hepática2 crônica, coagulopatias e usuários de drogas.
Hepatite1 B
O que é? A hepatite1 B é uma doença hepática2 inflamatória causada pelo vírus3 da hepatite1 B (vírus3 HBV), a severidade varia desde formas leves, durando algumas semanas (forma aguda), até longos períodos de doença (forma crônica) que pode estar associada a outras doenças hepáticas7 ou ao câncer8 de fígado9.
Transmissão: é transmitida por contato com sangue10 contaminado, sêmen11 e outros fluidos corporais de alguém infectado, agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados. Pode ocorrer passagem do vírus3 de uma mãe contaminada ao recém-nascido durante o parto (transmissão vertical).
Vacinação: a vacina12 contra a hepatite1 B é recomendada para todas as crianças e adolescentes que não tenham sido vacinados previamente e para adultos em risco para infecção4 pelo vírus3 da hepatite1 B, tais como politransfundidos, pacientes submetidos à diálise13, profissionais da saúde14, contactantes domiciliares com portador crônico15, parceiro sexual de portador crônico15, usuários de drogas injetáveis, pessoas de vida sexual promíscua, imigrantes de áreas endêmicas.
Hepatite1 C
O que é? A hepatite1 C é uma doença hepática2 causada pelo vírus3 da hepatite1 C (vírus3 HCV). Algumas vezes resulta em uma infecção4 aguda, mas na maioria dos casos torna-se uma condição crônica que pode estar relacionada à cirrose16 hepática2 ou ao câncer8 de fígado9.
Transmissão: contato com sangue10 de uma pessoa contaminada.
Vacinação: não há vacina12 para prevenir a hepatite1 C.
Hepatite1 D
O que é? É uma doença hepática2 grave causada pelo vírus3 da hepatite1 D (vírus3 HDV), o qual precisa do vírus3 da hepatite1 B para se replicar, ou seja, a infecção4 por este tipo de vírus3 só ocorre em pacientes que já tenham sido infectados pelo vírus3 da hepatite1 B.
Transmissão: contato com sangue10 contaminado. É muito semelhante ao contágio17 da hepatite1 B.
Vacinação: não há vacina12 para prevenir a hepatite1 D.
Hepatite1 E
O que é? É uma doença hepática2 causada pelo vírus3 da hepatite1 E (vírus3 HEV), que geralmente resulta em uma infecção4 aguda, produz inflamação18 e necrose19 no fígado9. Não está relacionada à infecção4 crônica. A hepatite1 E ocorre mais comumente em países com saneamento básico deficiente. A infecção4 confere imunidade6 permanente contra a doença.
Transmissão: a transmissão do vírus3 é fecal-oral. Ocorre através da ingestão de água (principalmente) e alimentos contaminados. A transmissão direta de uma pessoa para outra é rara.
Vacinação: não há, até o momento, vacina12 contra a hepatite1 E.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.