O que é beribéri?
O que é beribéri?
O beribéri é uma doença provocada pela falta de vitamina1 B1 (tiamina) no organismo; caracterizado por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas. A vitamina1 B1 é solúvel em água e exerce importantes funções no organismo, ajudando especialmente na degradação da glicose2 e na estruturação da bainha dos nervos. O bom funcionamento do cérebro3, o relaxamento do sistema nervoso4 e o fortalecimento do músculo do coração5 dependem de um adequado suprimento da vitamina1 B1. Quando há deficiência dessa vitamina1 no organismo aparece o beribéri, doença que é rara em países desenvolvidos, nos quais a maior parte dos alimentos é enriquecida com as vitaminas essenciais.
Quais são as causas do beribéri?
O beribéri é causado pela falta de vitamina1 B1 (tiamina) no organismo. Uma das causas de deficiência de vitamina1 B1 é a inibição da sua absorção pelo fungo6 Penicillium citreonigrum, mas outras enzimas, encontradas em peixes de rio, também podem causar idêntica deficiência. De um modo geral, as deficiências de vitamina1 B1 se dão por dieta carente de fontes dessa vitamina1, baixa absorção dela pelo intestino, diarreias prolongadas ou por hipertireoidismo7, gravidez8 e febre9.
Quais são os principais sinais10 e sintomas11 do beribéri?
Os principais sinais10 e sintomas11 de beribéri são:
- Sensação de formigamento nos dedos dos pés, câimbras12 nas panturrilhas13, dores nas pernas e pés.
- Insônia.
- Cansaço.
- Confusão mental.
- Laringite14.
- Visão15 dupla.
O beribéri pode dar origem a uma alteração dos músculos16 cardíacos pela deficiência da vitamina1 B1 e levar à insuficiência cardíaca17. Em lactentes18 que são amamentados por uma mãe com deficiência de vitamina1 B1 pode haver um beribéri infantil, caracterizado por insuficiência cardíaca17, perda da voz, lesão19 de nervos periféricos, fraqueza muscular e dificuldades respiratórias.
Como o médico diagnostica o beribéri?
O diagnóstico20 do beribéri depende de uma boa história clínica e de um acurado exame físico, que poderá mostrar: dificuldade de respirar, veias jugulares21 salientes, aumento no tamanho do coração5, líquido nas bases pulmonares, frequência cardíaca acelerada, inchaço22 nas pernas, confusão mental, perda de memória, delírios e perda de sensibilidade. O exame neurológico pode mostrar alterações no caminhar, incoordenação motora e diminuição dos reflexos. Além disso, os exames laboratoriais de sangue23 podem detectar doses baixas de tiamina.
Como o médico trata o beribéri?
O tratamento do beribéri consiste na administração de vitamina1 B1, a princípio por via venosa e a seguir por via oral. A vitamina1 B1 não traz malefícios quando consumida em quantidades elevadas, sendo o excesso dela eliminado pela urina24.
Como prevenir o beribéri?
Incentivar o uso diário de alimentos que sejam fontes de vitamina1 B1, como leveduras, carnes de porco, leite, ovos, legumes e cereais integrais.
Como evolui o beribéri?
O beribéri é de facil tratamento, mas casos graves não tratados podem levar à cegueira, paralisia25 e mesmo à morte.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.