Queimaduras. Você conhece os primeiros socorros?
A melhor de todas as providências com relação às queimaduras é preveni-las. As queimaduras podem ser simples ou muito graves, inclusive fatais. As queimaduras simples podem ser tratadas por você mesmo, em casa, mas as mais graves constituem uma ocorrência médica muito complexa e requerem tratamento especializado em ambiente hospitalar.
Como num ou noutro caso geralmente são as pessoas leigas que fazem os primeiros contatos com o problema, algumas informações sobre primeiros socorros podem ser relevantes.
As queimaduras podem resultar de calor intenso aplicado sobre a pele1, de substâncias corrosivas ou de radiação solar ou elétrica. Até mesmo o frio pode gerar queimaduras.
Como são as queimaduras?
As queimaduras podem ser:
- Queimaduras de primeiro grau:
Essas queimaduras atingem apenas a epiderme2, camada mais superficial da pele1. As lesões3 são superficiais. O local fica vermelho, um pouco inchado e há alguma dor. Não se formam bolhas. É uma queimadura leve e só demanda atendimento médico se for muito extensa.
- Queimaduras de segundo grau:
Atinge a epiderme2 e a derme4 (primeira e segunda camadas da pele1). As lesões3 são mais profundas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de exsudato5 e a dor é intensa. Sua significação clínica depende da área corporal atingida. É considerada muito grave quando atinge o rosto, o pescoço6, o tórax7, as mãos8, os pés, as virilhas, as articulações9, etc.
- Queimaduras de terceiro grau:
Atingem todas as camadas da pele1 e podem chegar aos músculos10 e ossos. Toda queimadura de terceiro grau é grave. Como os nervos são destruídos, as queimaduras do terceiro grau, em si mesmas, não produzem dor. No entanto, o indivíduo pode sentir dores intensas, oriundas das áreas que sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus. As lesões3 dessas queimaduras são escuras, se carbonizadas, ou esbranquiçadas.
O que fazer diante de uma pessoa queimada?
Os cuidados gerais diante de um acidente que ocasionou queimaduras em alguém são:
- Tente identificar o fator causal.
- Avalie o ambiente onde está a pessoa queimada e se ele não oferecer perigo, retire a vítima do ambiente. Mantenha o local bem arejado, abrindo portas e janelas, se possível. Caso tenha dificuldades, procure ajuda.
- Em caso de queimaduras extensas mantenha a vítima aquecida.
- Se a vítima estiver inconsciente, coloque-a deitada de lado.
- Nos casos graves, transporte a vítima o mais rápido possível para um hospital.
- Utilize luvas e haja com cuidado, evitando apoiar-se sobre as lesões3!
- Lave a região com muita água corrente fria por 10-15 minutos.
- Remova as roupas e adereços que não estejam aderidos à pele1. Se estiverem grudados, não os retire.
- Se houver bolhas, não as rompa, porque isso aumenta a perda de líquido e abre uma porta para infecções11.
- Cubra a área queimada com gazes molhadas em soro12 fisiológico13 ou água limpa. Enrole-as com ataduras também molhadas. Não faça curativos com gases ou ataduras que possam aderir às lesões3.
- Não ofereça medicamentos ou alimentos à vítima porque pode ser necessária uma cirurgia de emergência14, que exige jejum.
- Nas queimaduras mais graves, remova a vítima para o hospital mais próximo. Em se tratando de queimaduras químicas, faça isso sempre.
Quais são os primeiros socorros em queimaduras de primeiro grau?
- Use muita água fria para resfriar o local; de preferência água corrente. Compressas frias também podem ser usadas. Evite gelo, pois ele pode queimar ainda mais a pele1 lesionada ou grudar no local em que foi colocado, levando consigo a pele1 que protegeria esta região e agravando ainda mais a lesão15.
- Quando enxugar o local, faça-o cuidadosamente, sem esfregar a pele1.
- Feche o local com uma compressa limpa e úmida, sem apertar.
- A vítima deve tomar bastante água e remédios para dor, se necessário.
Quais são os primeiros socorros em queimaduras de segundo grau?
- Use muita água fria para resfriar o local; de preferência água corrente. Compressas frias também podem ser usadas. Evite gelo, pois ele pode queimar ainda mais a pele1 lesionada ou grudar no local em que foi colocado, levando consigo a pele1 que protegeria esta região e agravando ainda mais a lesão15.
- Quando enxugar o local, faça-o cuidadosamente, sem esfregar.
- Feche o local com uma compressa limpa e úmida, sem apertar.
- Procure assistência médica. Se muito extensas, essas queimaduras representam uma urgência16 médica.
Quais são os primeiros socorros em queimaduras de terceiro grau?
- Retire as roupas ou acessórios que não estejam aderidos à pele1. Se estiverem aderidos, não os retire.
- Resfrie o local com compressas frias. Nas queimaduras pequenas (menores de 5 centímetros) pode-se usar água corrente ou imergir a parte queimada em um recipiente com água fria. No primeiro caso, deve-se ter cuidado para que a força do jato de água não aumente as lesões3, não provoque dor e não arrebente as bolhas. Nunca use gelo.
- Se a queimadura atingiu grande extensão e afetou o sistema regulador da temperatura, a vítima deve manter-se aquecida.
- Faça um curativo com uma compressa limpa e úmida, sem apertar. Tenha cuidado para que os dedos das mãos8 ou pés não grudem um no outro.
- Não ofereça alimentos, medicamentos ou água, pois a vítima pode precisar de uma anestesia17 ou cirurgia de emergência14.
- Procure por socorro médico ou hospitalar imediatamente. Trata-se sempre de uma urgência16 médica.
O que não fazer nas queimaduras?
- Em casos de fogo, não abane. Abafe-o.
- Nunca passe óleo, manteiga, creme, loção ou quaisquer outras substâncias sobre as lesões3. Além de nada adiantarem com relação às queimaduras, podem levar contaminações a elas.
- Não tente retirar as partes da roupa queimada que estejam grudadas na pele1.
- Não mexa nas lesões3, principalmente se a pele1 estiver levantando. Nunca arranque a pele1 mesmo se parecer estar solta.
- Não fure as bolhas, se houver. Não as rompa, porque isso aumenta a perda de líquido e abre portas para as infecções11.
- Não passe material felpudo ou chumaço de algodão sobre as lesões3 porque eles podem soltar pelos que se aderem às lesões3.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.