Gostou do artigo? Compartilhe!

Reeducação postural global (RPG)

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é postura?

Chama-se postura à posição que o corpo ocupa no espaço, graças ao tônus dos músculos1 estáticos. Ela depende da hereditariedade2, da personalidade, das tensões psicológicas externas e da adaptação ao ambiente ocorrida ao longo da vida.

A arquitetura do corpo humano3 pode ser considerada como uma montagem em que, por um lado, atua a força da gravidade e, por outro, os músculos1 que se opõem a ela. Os músculos1 que atuam antigravitacionalmente são submetidos a uma atividade contrátil contínua e prolongada, tanto para assegurar a redução conjunta dos vários segmentos do corpo, como para manter as posturas.

Saiba mais sobre "Pilates", "Musculação para idosos", "Método de Busquet" e "Reabilitação funcional".

O que é reeducação postural global ou RPG?

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico de correção da postura, exclusivamente manual, baseado na ideia de alterações musculares formadas por cadeias integradas, que, portanto, não requer a utilização de máquinas. O método visa restaurar a "homeostase" do corpo e remover compensações patológicas, corrigindo a morfologia corporal.

É um método suave, progressivo e ativo, que pode ser aplicado a pacientes de qualquer idade. O método foi desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard há quase 40 anos (1981).

Em que consiste a reeducação postural global (RPG)?

A Reeducação Postural Global (RPG) baseia-se numa análise e observação rigorosa da anatomia e fisiologia4 humanas e adota três princípios fundamentais:

  1. Individualidade: cada ser humano é único na sua maneira de reagir.
  2. Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma5.
  3. Globalidade: deve-se tratar o corpo como um todo.

Ela leva em conta a individualidade de cada pessoa, a fim de projetar um plano de tratamento. Enquanto a maioria das modalidades clássicas de fisioterapia6 concentra-se em uma parte específica do corpo, a RPG trata o corpo como um todo e não separadamente. Ao mesmo tempo, concede ao paciente um papel ativo no tratamento, tornando-o um protagonista da sua recuperação.

A RPG valoriza sobremaneira a função estática dos músculos1 porque estes, solicitados de modo permanente, podem encurtar-se e perder sua flexibilidade. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos1 responsáveis pela alteração postural.

Leia sobre "Fisioterapia6" e "Benefícios do alongamento para o corpo".

Qual é o mecanismo da reeducação postural global (RPG)?

Os defeitos de postura podem ser causados por fatores constitucionais, comportamentais e psicológicos e podem estar localizados à distância dos sintomas7.

Como exemplo, imagine um paciente que tenha adotado um padrão de levantar um ombro, a fim de evitar colocar muito peso em um tornozelo torcido no lado oposto. Neste caso, uma cadeia muscular de compensação provavelmente começa nos músculos1 da panturrilha8, que aumentam seu tônus para proteger a articulação do tornozelo9. Estes, por sua vez, geram um aumento do tônus dos músculos1 isquiotibiais e dos músculos1 eretores da espinha e tudo isto culmina em um ombro levantado. Se este ombro for mantido permanentemente nesta posição, o paciente pode acabar com uma dor escapular, por exemplo.

Como é uma sessão de reeducação postural global (RPG)?

Antecedendo cada sessão de Reeducação Postural Global (RPG), deve haver uma série de alongamentos posturais suaves e progressivos, em posição de pé, sentado ou deitado. Os pacientes participam ativamente nas sessões de terapia, alongando os músculos1 tensos e fortalecendo os músculos1 fracos, segundo a orientação de um fisioterapeuta e seguindo a cadeia que esteja causando dores ou desvios.

A frequência e duração das sessões do tratamento dependem do problema do paciente, mas geralmente recomenda-se sessões uma ou duas vezes por semana com duração de uma hora.

Quais são os objetivos da reeducação postural global (RPG)?

O método pode ser aplicado a todas as patologias que requerem fisioterapia6:

  1. Problemas morfológicos
  2. Problemas posturais
  3. Lesões10 articulares
  4. Patologias reumáticas
  5. Sequelas11 neurológicas espásticas
  6. Problemas traumáticos
  7. Doenças respiratórias e outros
Ele é mais conhecido como um método para corrigir posturas. As posturas erradas ou viciosas podem ocasionar dores musculares, sobretudo nas costas12, e, em casos mais sérios, deformidades ósseas ou compressões radiculares na coluna.

O objetivo do método de Reeducação Postural Global (RPG) é corrigir as posturas e aliviar os sintomas7, esticando os músculos1 encurtados, usando a propriedade de fluência do tecido13 viscoelástico, e também aumentar a contração dos músculos1 antagonistas.

O método investiga o papel e status das chamadas "cadeias musculares", grupos funcionais de músculos1 responsáveis pela postura e suas alterações. Analisa em que medida as cadeias musculares se influenciam entre si, como suas alterações podem se acumular em cada sujeito e em que medida essas alterações são responsáveis pelos sintomas7 relatados.

Veja também sobre "Dores nas costas12", "Caminhada", "Artrose14 da coluna vertebral15", "Hérnia16 de hiato" e "Fibromialgia17".

 

ABCMED, 2017. Reeducação postural global (RPG). Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/1290953/reeducacao+postural+global+rpg.htm>. Acesso em: 5 dez. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
2 Hereditariedade: Conjunto de eventos biológicos responsáveis pela transmissão de uma herança a seus descendentes através de seus genes. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsavel pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características próprios do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros.
3 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
4 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Fisioterapia: Especialidade paramédica que emprega agentes físicos (água doce ou salgada, sol, calor, eletricidade, etc.), massagens e exercícios no tratamento de doenças.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Panturrilha: 1. Proeminência muscular, situada na face posterossuperior da perna, formada especialmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo; sura, barriga da perna. 2. Por extensão de sentido, enchimento usado por baixo das meias, para melhorar a aparência das pernas.
9 Articulação do tornozelo: Articulação formada pelas superfícies articulares inferior e maleolar da TÍBIA, a superfície articular maleolar da FÍBULA e superfícies maleolares medial, lateral superior do TÁLUS.
10 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
11 Sequelas: 1. Na medicina, é a anomalia consequente a uma moléstia, da qual deriva direta ou indiretamente. 2. Ato ou efeito de seguir. 3. Grupo de pessoas que seguem o interesse de alguém; bando. 4. Efeito de uma causa; consequência, resultado. 5. Ato ou efeito de dar seguimento a algo que foi iniciado; sequência, continuação. 6. Sequência ou cadeia de fatos, coisas, objetos; série, sucessão. 7. Possibilidade de acompanhar a coisa onerada nas mãos de qualquer detentor e exercer sobre ela as prerrogativas de seu direito.
12 Costas:
13 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
14 Artrose: Também chamada de osteoartrose ou processo degenerativo articular, resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos que possuem algum grau de movimentação entre eles, sua função básica é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator preponderante para o não desenvolvimento da artrose.
15 Coluna vertebral:
16 Hérnia: É uma massa circunscrita formada por um órgão (ou parte de um órgão) que sai por um orifício, natural ou acidental, da cavidade que o contém. Por extensão de sentido, excrescência, saliência.
17 Fibromialgia:
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Ortopedia e Traumatologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.