Uretrites gonocócicas e não gonocócicas: o que é preciso saber?
O que são uretrites?
Uretrites são inflamações1 da uretra2, quase sempre de natureza infecciosa. A uretra2 é o canal que conduz a urina3 da bexiga4 até o meato urinário e daí para fora do corpo. Clinicamente, há dois tipos de uretrites infecciosas: as gonocócicas, também chamadas gonorreia5 ou blenorragia6, e as não gonocócicas. Além das formas infecciosas, há também outras causas de uretrite7.
Quais são as causas das uretrites?
As uretrites podem ter causas infecciosas, tanto bacterianas quanto virais, químicas e traumáticas. As uretrites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrheae e Escherichia coli. A uretrite7 causada pela bactéria8 clamídia é a doença sexualmente transmissível mais incidente9 no mundo todo e de maior prevalência10 mundial. A grande maioria das uretrites é contraída por meio de infecções11 decorrentes de exposição sexual desprotegida.
As uretrites também podem ter causas traumáticas por cirurgias, sondas ou corpo estranho, serem devidas à presença de vírus12, estarem associadas a neoplasias13 ou ao condiloma14 intrauretral e decorrentes de causas químicas como, por exemplo, o uso de espermicidas.
Qual é a fisiopatologia15 das uretrites?
A Neisseria gonorrheae é uma bactéria8 que se desenvolve fora das células16 e também em órgãos como a faringe17 e o canal do ânus18. O tempo que decorre entre a contaminação e os sintomas19 é pequeno (um dia ou pouco mais) e os sintomas19 são muito exuberantes. A Chlamydia trachomatis, por seu turno, só se desenvolve e multiplica no interior das células16, das quais extrai sua energia. Ambas, contudo, têm grande poder infectante.
Quais são os principais sinais20 e sintomas19 das uretrites?
O tempo que decorre entre o contágio21 e o aparecimento dos sintomas19 (período de incubação22) é menor com a infecção23 por Neisseria, às vezes de apenas um dia, do que com a infecção23 por Chlamydia, que dura de dez a quinze dias. Nos homens, as uretrites podem causar a presença de sangue24 na urina3 e/ou no sêmen25, febre26 (raramente), micção27 frequente e urgente, coceira, sensibilidade ou inchaço28 do pênis29 e dor na relação sexual ou durante a ejaculação30. Nas mulheres, elas podem causar dor abdominal, queimação ao urinar, febre26 e calafrios31, micção27 frequente e urgente, dor pélvica32 e secreção vaginal.
A infecção23 causada pela bactéria8 Neisseria gonorrheae pode desenvolver-se na faringe17 e no canal do ânus18, em casos de sexo oral ou anal. A infecção23 por Chlamydia trachomatis pode ser silenciosa ou apresentar sintomas19 discretos, retardando os tratamentos, o que faz com que ela se espalhe mais abundantemente.
Como o médico diagnostica as uretrites?
O diagnóstico33 das uretrites é feito a partir da apuração dos sintomas19, do exame físico e do histórico clínico. Alguns testes podem confirmar ou não o diagnóstico33, como exames de urina3 e análise de uma amostra da secreção retirada da uretra2. A detecção da Chlamydia trachomatis só é feita em raspados da uretra2 e do colo do útero34. Exames de sangue24 não são necessários para o diagnóstico33 de uretrite7, mas podem ser feitos para eliminar outras possíveis causas dos sintomas19.
Como o médico trata as uretrites?
O tratamento da uretrite7 depende da sua causa. No caso de infecção23 bacteriana, o médico deve prescrever antibióticos e, no caso de infecção23 viral, o uso recomendado será de medicamentos antivirais.
Como prevenir as uretrites?
Para prevenir repetições e, principalmente, para garantir que seu(sua) parceiro(a) sexual também não sofra a infecção23, é importante que ele ou ela também realizem os exames, mesmo que não haja sintomas19. E, se necessário, façam o tratamento em conjunto com o parceiro(a). Além de usarem preservativos em todas as relações sexuais.
Pessoas com uretrite7 devem evitar manter relações sexuais até que sua infecção23 seja tratada ou, pelo menos, usarem preservativos.
Como evoluem as uretrites?
Corretamente tratada, a uretrite7 desaparece sem nenhuma complicação. Contudo, a infecção23 pode deixar uma cicatriz35 permanente na uretra2, como o seu estreitamento, tanto em homens como em mulheres, o que pode exigir tratamento posterior. Os sintomas19 da uretrite7 gonocócica geralmente são exuberantes e agressivos, o que leva a um tratamento mais precoce. Já a infecção23 pela clamídia pode ser silenciosa, o que aumenta a possibilidade de transmissão da doença.
Quais são as complicações das uretrites?
Os homens com uretrite7 podem desenvolver infecção23 das estruturas vizinhas, bexiga4, epidídimo36, testículos37 e próstata38. Já as mulheres, podem acabar desenvolvendo infecções11 na bexiga4, colo do útero34 e inflamação39 pélvica32. Após uma infecção23 grave, a uretra2 pode sofrer um estreitamento.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.