AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
O hiperandrogenismo é uma condição médica caracterizada pelo excesso de hormônios androgênicos1 no corpo feminino, resultando no aumento do desenvolvimento de características masculinas, como crescimento de pelos em locais incomuns e alopecia2 androgênica (queda de cabelo3 em padrão típico masculino), entre outros, causando diversos desconfortos.
1 Androgênicos: Relativos à androgenia e a androgênios. Androgênios são hormônios esteroides, controladores do crescimento dos órgãos sexuais masculinos. O hormônio natural masculino é a testosterona.
2 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
3 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
   [Mais...]

O Linfoma1 de Hodgkin é um tipo de câncer2 que afeta o sistema linfático3, parte integrante do sistema imunológico4. O sistema linfático3 é composto por linfonodos5, vasos linfáticos e outros tecidos que produzem linfócitos, células6 de defesa que podem sofrer transformação maligna. Além de atuar na defesa imunológica, o sistema linfático3 participa da drenagem7 de líquidos intersticiais do organismo.
1 Linfoma: Doença maligna que se caracteriza pela proliferação descontrolada de linfócitos ou seus precursores. A pessoa com linfoma pode apresentar um aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, do baço, do fígado e desenvolver febre, perda de peso e debilidade geral.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Sistema Linfático: Um sistema de órgãos e tecidos que processa e transporta células imunes e LINFA.
4 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
5 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Drenagem: Saída ou retirada de material líquido (sangue, pus, soro), de forma espontânea ou através de um tubo colocado no interior da cavidade afetada (dreno).
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos