A síndrome1 CREST, também conhecida como forma cutânea2 limitada de esclerose3 sistêmica, é uma doença rara do tecido conjuntivo4 que ataca vários órgãos e sistemas. O acrônimo "CREST" refere-se às cinco características clínicas principais: Calcinose, fenômeno de Raynaud5, dismotilidade Esofágica, eSclerodactilia e Telangiectasia6.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Esclerose: 1. Em geriatria e reumatologia, é o aumento patológico de tecido conjuntivo em um órgão, que ocorre em várias estruturas como nervos, pulmões etc., devido à inflamação crônica ou por razões desconhecidas. 2. Em anatomia botânica, é o enrijecimento das paredes celulares das plantas, por espessamento e/ou pela deposição de lignina. 3. Em fitopatologia, é o endurecimento anormal de um tecido vegetal, especialemnte da polpa dos frutos.
4 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.
5 Fenômeno de Raynaud: O fenômeno de Raynaud (ou Raynaud secundário) ocorre subsequentemente a um grande grupo de doenças, como artrite, vasculite, esclerodermia, dentre outras. Esta forma de Raynaud pode progredir para necrose e gangrena dos dedos.
6 Telangiectasia: Dilatação permanente da parede de um pequeno vaso sanguíneo localizado na derme.
   [Mais...]