O que saber sobre a febre reumática?
O que é febre reumática1?
A febre reumática1 é uma doença inflamatória, autoimune2, causada como uma reação tardia à infecção3 pelo mesmo agente infeccioso da maioria das amigdalites. Embora esse tipo de infecção3 seja muito comum, a febre reumática1 só acomete pessoas predispostas (cerca de 2 a 4% das que sofrem amigdalites).
Quais são as causas da febre reumática1?
A febre reumática1 é uma resposta autoimune2 principalmente às infecçõs causadas pelo Streptococcus pyogenes.
A infecção3 pelo estreptococo é extremamente comum nos ambientes com menores condições de saúde4 e por isso as crianças mais pobres são as mais afetadas.
Quais são os sinais5 e sintomas6 da febre reumática1?
Classicamente, a febre7 remática acontecerá numa criança que tenha tido previamente uma amigdalite ou, mais raramente, outra infecção3 pelo estreptococo e que depois de alguns dias começa a apresentar dores articulares, inflamação8, inchaço9, calor e vermelhidão nas articulações10, com carater "migratório" entre elas. Nessa fase, podem aparecer também sintomas6 cardíacos, embora esses sintomas6 sejam pouco expressivos. Também o sistema nervoso central11 pode ser afetado, dando origem a um quadro de coreia (movimentos musculares involuntários, abruptos, sem finalidade, uni ou bilaterais e dificuldades da fala).
Como o médico diagnostica a febre reumática1?
O diagnóstico12 de suspeita da febre reumática1 pode ser feito por meio de uma boa história clínica que levante a suspeita de uma infecção3 estreptocócica anterior. Deve-se lembrar de que as manifestações da febre reumática1 podem ser muito tardias, como ocorre, por exemplo, com a coreia. Laboratorialmente, podem ainda ser realizados exames de sangue13, cultura de material da orofaringe14, pesquisa de anticorpos15 do estreptococo e uma dosagem de estreptolisina O, que estará presente em nível elevado, a não ser nas infecções16 cutâneas17 pelo Streptococcus pyogenes, na quais esta toxina18 não é produzida.
Como o médico trata a febre reumática1?
O tratamento inicial da febre reumática1 é feito, preferencialmente, com a penicilina benzatina ou, nas pessoas alérgicas à penicilina, com a eritomicina. Enquanto a primeira pode ser aplicada em dose única, injetável, a segunda deve ser tomada pelo menos por 10 dias, por via oral. Se já ocorreram comprometimentos articulares, cardíacos ou neurológicos devem ser adotados os tratamentos próprios a cada um deles. Nos pacientes que já tiveram a doença, a prevenção da infecção3 com antibióticos deve continuar por longos anos e, às vezes, pela vida inteira.
Como evolui a febre reumática1?
A febre reumática1 requer repouso absoluto no leito, principalmente quando há comprometimento cardíaco.
Quando não tratada, ela é uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade19.
Como prevenir a febre reumática1?
Combater os estreptococos com os antibióticos adequados, sempre sob a orientação de um médico.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.