AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Ambos os termos se referem à concentração de cálcio no sangue1, cujo normal é um valor entre 4,3 e 5,2 mEq/L (miliequivalentes por litro). Uma quantidade insuficiente de cálcio no sangue1 é denominada hipocalcemia2. Uma quantidade excessiva de cálcio no sangue1 é denominada hipercalcemia.
[Mais...]
O plicoma anal é uma saliência de pele1 localizada na porção externa do ânus2, benigna, que pode ser confundida com uma hemorroida, embora seja diferente dela. Geralmente, o plicoma anal não tem outros sintomas3 associados, mas em alguns casos pode causar coceira ou dificultar a limpeza da região, e levar ao surgimento de infecções4.
[Mais...]
As trompas de Eustáquio são dois estreitos canais (um de cada lado) que estabelecem uma ligação entre o ouvido médio1 e a região superior da garganta2, acima do palato3. Essa estrutura é responsável pela manutenção da pressão do ar no interior do ouvido médio1 e ajuda a drenar o fluido ali produzido. Em casos normais, elas são fechadas e se abrem periodicamente para executar suas funções. No entanto, qualquer obstrução interfere com essas funções e causa vários sintomas4.
[Mais...]
O tônus muscular1 é o estado de tensão permanente do músculo estriado2 em repouso (contração ligeira), a qual pode ser clinicamente verificada pela resistência que o músculo oferece ao movimento passivo. O tônus muscular1 é determinado por estímulos nervosos, sendo um processo totalmente inconsciente, mas mantém os músculos3 em alerta para entrar em ação.
[Mais...]
O que a emergência1 e a urgência2 têm em comum é que ambas requerem um atendimento ágil, mas, em essência, elas são diferentes, embora ambos os termos sejam frequentemente usados (erroneamente) como sinônimos. A emergência1 implica uma condição mais grave que a urgência2. Uma urgência2 significa que algo precisa ser resolvido o mais prontamente possível; uma emergência1 precisa ser tratada imediatamente.
[Mais...]
|