Lipohialinose é um processo patológico que acomete as paredes de pequenas artérias1 perfurantes, arteríolas2 e capilares3 do cérebro4, frequentemente associado à hipertensão arterial5 crônica. Embora o termo seja frequentemente utilizado como sinônimo de necrose fibrinoide, este último descreve com maior precisão as alterações histopatológicas envolvidas. A condição pode levar à oclusão do vaso afetado, culminando em um infarto6 lacunar.
[Mais...]
1 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
2 Arteríolas: As menores ramificações das artérias. Estão localizadas entre as artérias musculares e os capilares.
3 Capilares: Minúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
5 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
6 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.