AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
Fala-se em embolia1 gasosa sempre que há uma bolha2 de ar aprisionada em um vaso sanguíneo. A embolia1 tanto pode ser arterial (embolia1 arterial) como venosa (embolia1 venosa), mas em ambos os casos é uma ocorrência rara.
1 Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.
2 Bolha: 1. Erupção cutânea globosa entre as camadas superficiais da epiderme, cheia de serosidade, líquido claro, pus ou sangue, causada por inflamação, queimadura, atrito, efeito de certas enfermidades, etc. Deve ter mais de 0,5 cm. Quando tem um tamanho menor devem ser chamadas de “vesículas”. 2. Bola ou glóbulo cheio de gás, ar ou vapor que se forma (ou se formou) em alguma substância líquida ou pastosa, especialmente ao ser agitada ou por ebulição ou fermentação. 3. Saliência oca em uma superfície.
   [Mais...]

Chama-se encoprese à evacuação repetida de fezes, involuntariamente, mas ocasionalmente intencional, em locais ou momentos inadequados, em indivíduos com mais de quatro anos de idade, sempre que essa evacuação não seja devida aos efeitos de laxantes1 ou a uma enfermidade geral.
1 Laxantes: Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos