AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
O linfedema (popularmente chamado de elefantíase) é um inchaço1 que geralmente ocorre em um ou em ambos os braços ou pernas. Esse edema2 difere em suas características clínicas dos edemas3 vasculares4 comuns, sendo um edema2 duro e frio, com pele5 espessada e endurecida e que pode durar por toda a vida.
1 Inchaço: Inchação, edema.
2 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
3 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
4 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Síndrome1 de Sheehan é a denominação que se dá a uma forma rara de hipopituitarismo pós-parto. O hipopituitarismo (do grego: hipo = pouco + phýsis = físico) é uma condição endócrina caracterizada pela diminuição da secreção de um ou mais dos oito hormônios produzidos pela glândula2 pituitária, também chamada hipófise3 ou pineal.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
3 Hipófise:
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos