AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
A doença de Plummer, ou bócio1 nodular tóxico, é uma forma de hipertireodismo que leva à produção excessiva de hormônios tireoidianos, causada pela presença de um adenoma2 tóxico. Trata-se da segunda forma mais comum de hipertireoidismo3 nos países desenvolvidos, perdendo somente para a doença de Graves (bócio1 difuso tóxico).
1 Bócio: Aumento do tamanho da glândula tireóide, que produz um abaulamento na região anterior do pescoço. Em geral está associado ao hipotireoidismo. Quando a causa desta doença é a deficiência de ingestão de iodo, é denominado Bócio Regional Endêmico. Também pode estar associado a outras doenças glandulares como tumores, infecções ou inflamações.
2 Adenoma: Tumor do epitélio glandular de características benignas.
3 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
   [Mais...]

A estenose1 de JUP é o estreitamento que ocorre na junção entre a pelve renal2 e os ureteres3 (Junção UreteroPélvica), o que impede o fluxo normal da urina4, acumulando urina4 diretamente na pelve renal2 e podendo levar à hidronefrose5.
1 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
2 Pelve Renal: Expansão achatada, em forma de funil, conectando o URETER aos CÁLICES RENAIS.
3 Ureteres: Estruturas tubulares que transportam a urina dos rins até a bexiga.
4 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
5 Hidronefrose: Dilatação da via excretora de um ou ambos os rins. Em geral é produzida por uma obstrução ao nível do ureter ou uretra por cálculos, tumores, etc.
   [Mais...]

Síndromes mielodisplásicas referem-se a um grupo heterogêneo de neoplasias1 das células2 precursoras das células sanguíneas3, caracterizadas por um aumento na quantidade das células2 imaturas. Elas têm um risco de 20 a 30% de se transformarem em uma enfermidade maligna, a leucemia4 mieloide aguda.
1 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Células Sanguíneas: Células encontradas no líquido corpóreo circulando por toda parte do SISTEMA CARDIOVASCULAR.
4 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
   [Mais...]

Hantavírus é um grupo de vírus1 pertencentes à família Bunyaviridae, que são vírus1 esféricos, envelopados e medem cerca de 80 a 120 nm (nanômetros ou milimicrons). Algumas cepas2 de hantavírus causam doenças (hantaviroses), potencialmente fatais em seres humanos.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
   [Mais...]

A encefalopatia1 urêmica é uma encefalopatia1 tóxico-metabólica aguda que abrange o estado confusional agudo2 e o delirium3. É uma condição aguda de disfunção cerebral global, na ausência de doença cerebral estrutural primária.
1 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
2 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
3 Delirium: Alteração aguda da consciência ou da lucidez mental, provocado por uma causa orgânica. O delirium tem causa orgânica e cessa se a causa orgânica cessar. Ele pode acontecer nos traumas cranianos, nas infecções etc. Os exemplos mais típicos são o delirium do alcoólatra crônico e o delirium febril.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos