Drusas são pequenos depósitos minerais ou cristalinos que se formam em tecidos biológicos, podendo ocorrer em várias partes do corpo, mas são mais comumente associadas aos olhos1. Quando se fala simplesmente em drusas, quase sempre se está falando em drusas oculares. Nos olhos1, elas afetam a retina2 ou a cabeça do nervo óptico3. Nesse sentido elas são alterações da retina2 causadas pela idade, geralmente aparecendo acima dos 60 anos de idade, não sendo, na maioria das vezes, sinais4 de doença.
[Mais...]
1 Olhos:
2 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
3 Cabeça do Nervo Óptico: Porção do nervo óptico vista no fundo de olho com a utilização do oftalmoscópio. É formado pelo encontro de todos os axônios das células ganglionares da retina assim que penetram no nervo óptico.
4 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.