Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
A vasectomia funciona imediatamente?
Não, nenhuma vasectomia deixa um homem estéril imediatamente e o uso de outros métodos contraceptivos é necessário até que o urologista1 fale o contrário. Isto acontece quando o homem atinge a azoospermia2.
Imediatamente após o procedimento, espermas ativos continuam no sêmen3 por um período e pode levar de 15 a 20 ejaculações para o sêmen3 estar livre de espermatozóides4. O médico irá pedir exames do sêmen3, o espermograma, talvez várias vezes durante várias semanas. Esta etapa pode levar dois ou três meses até ser concluída.
É recomendável a realização deste exame de controle a cada 10-12 meses para o resto da vida reprodutiva do casal.
Como é o pós-operatório?
Após o procedimento é colocado um chumaço de gaze esterilizada e um suspensório escrotal para o conforto do paciente. O paciente é liberado para fazer repouso em casa.
O escroto5 ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas6 o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.
Edema7 discreto e dor tipo desconforto podem ser esperados durante alguns dias. A menos que seu trabalho seja extenuante, você poderá retornar às suas atividades dentro de um ou dois dias. Evite pegar peso por uma semana.
Você pode voltar a ter relações sexuais quando se sentir confortável para isso, geralmente dentro de uma semana. Entretanto, deve usar outro método contraceptivo até ter certeza que a contagem de espermatozóides4 está zerada no sêmen3.
Uma vasectomia pode ser revertida?
Todos os homens que fazem uma vasectomia devem considerá-la permanente.
Existe uma microcirurgia delicada, a chamada vaso-vasostomia, na qual é realizada uma tentativa de reconstruir o canal deferente8, mas não há segurança de que o fluxo dos espermas pode ser restaurado ou uma gravidez9 possa ser possível.
O sucesso deste procedimento pode variar muito dependendo de circunstâncias individuais, incluindo quanto tempo passou após a realização do procedimento, mas fica em torno de 50%.
Se você está considerando fazer uma vasectomia, o melhor é encará-la como definitiva. Ela só deve ser feita se um homem tem certeza de que não vai querer ter filhos no futuro, o que deve ser muito bem avaliado, pois a situação de vida atual pode se tornar muito diferente no futuro.
A vida sexual é afetada?
A vasectomia não altera a habilidade de um homem ter uma ereção10, orgasmo, ejaculação11 ou prazer sexual. O esperma12 é apenas uma pequena fração do líquido total do sêmen3 (2-5%). A quantidade de fluido, intensidade, cor e textura não parecem mudar quando o esperma12 está ausente.
Os hormônios masculinos continuam a ser produzidos e os caracteres sexuais secundários (como voz e barba) não mudam. Alguns casais dizem que sua relação melhora, pois não precisam mais se preocupar com métodos contraceptivos e gravidez9 não planejada.
Quais são os cuidados que devo ter após a vasectomia?
É fundamental saber que a vasectomia não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a infecção13 pelo vírus14 da imunodeficiência15 humana (HIV16). Os preservativos de látex são os mais efetivos para este tipo de prevenção.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.