Micropênis é um termo médico para um pênis1 anormalmente pequeno, mas normalmente estruturado. Trata-se de uma condição rara, geralmente descoberta em bebês2 por meio do exame físico do recém-nascido. Nestes casos, os testículos3 têm um tamanho considerado normal e o pênis1 também funciona normalmente, sendo que apenas o seu tamanho é diferente. O micropênis patológico deve ser diferenciado do pênis1 fisiologicamente pequeno.
1 Pênis: Órgão reprodutor externo masculino. É composto por uma massa de tecido erétil encerrada em três compartimentos cilíndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do órgão. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
   [Mais...]