Atalho: 5IL2L9R
Gostou do artigo? Compartilhe!

Câncer de mama. Como se preparar para uma consulta médica?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quais profissionais devo consultar?

As mulheres com câncer1 de mama2 precisam de um acompanhamento com vários profissionais de saúde3. Além dos cuidados primários com seus ginecologistas e clínicos gerais, precisam do acompanhamento de outros profissionais, incluindo:

 


O que fazer para se preparar para a consulta?

Atitudes simples ajudam a aproveitar melhor o momento da consulta médica. São elas:

  • Escreva os sintomas4 que você está apresentando, incluindo aqueles que não parecem estar relacionados ao motivo da consulta.
  • Escreva informações pessoais relevantes, incluindo algum estresse ou mudança recente na sua vida.
  • Conheça e escreva a sua história familiar de câncer1. Anote quais membros da sua família já tiveram câncer1, qual a relação de cada familiar com você, o tipo de câncer1 que eles tiveram, a idade do diagnóstico5 e se cada um sobreviveu ou não.
  • Faça uma lista de todas as medicações que está usando, assim como das vitaminas ou suplementos alimentares.
  • Guarde todos os dados sobre o diagnóstico5 e o tratamento do seu câncer1. Organize estes dados em uma pasta, em um formulário ou em um prontuário eletrônico, de maneira que você possa levá-los a todas as consultas médicas. Junte a estas informações os exames complementares que você já fez.
  • Vá às consultas acompanhada por um familiar ou amigo, sempre que for possível. Algumas vezes pode ser difícil absorver todas as informações que o médico fornece no consultório. Esta pessoa pode te ajudar, lembrando de algo que você tenha esquecido.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre os tumores na mama2?

Outras pessoas que já viveram esta condição tiveram dúvidas semelhantes às suas. Anote as suas questões e esclareça-as com o seu médico.

Perguntas comuns que outras pessoas já fizeram aos seus médicos são:

  • Qual tipo de câncer1 de mama2 eu tenho?
  • O que é estadiamento de um tumor6?
  • Qual é o estadiamento do meu tumor6?
  • Você pode me explicar o que o tumor6 que eu tenho representa?
  • Eu preciso fazer algum outro exame?
  • Quais opções de tratamento eu tenho?
  • Quais são os efeitos colaterais7 dos medicamentos que preciso receber?
  • Como cada um desses tratamentos afeta a vida no dia-a-dia? Vou poder continuar trabalhando?
  • Qual é o tratamento mais recomendado?
  • Como saber se este tratamento vai me trazer benefícios?
  • O que você recomendaria para um amigo ou familiar seu na minha situação?
  • O que acontece se eu não quiser tratar o meu câncer1?
  • Há algum material impresso que eu possa consultar a respeito da minha condição?

Não hesite em perguntar qualquer dúvida que apareça ao seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para orientá-la e solucionar suas questões.

ABCMED, 2010. Câncer de mama. Como se preparar para uma consulta médica?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/63047/cancer-de-mama-como-se-preparar-para-uma-consulta-medica.htm>. Acesso em: 25 mar. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
7 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Mastologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

26/07/2014 - Comentário feito por Patricia
Excelente texto. foi de grande ajuda.
Excelente texto. foi de grande ajuda.

  • Entrar
  • Assinar
O AbcMed® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.