Obstrução das Trompas de Falópio
O que são trompas de Falópio?
As trompas de Falópio (ou tubas uterinas) são dois tubos contráteis, com cerca de 10 centímetros de comprimento, aproximadamente, que se estendem do ângulo súpero-lateral de cada lado do útero1 em direção aos ovários2 dos lados respectivos. Elas servem para transportar os óvulos que mensalmente se desprendem dos ovários2 até a cavidade do útero1. No sentido oposto, passam por elas os espermatozoides3 que, se encontrarem com os óvulos em seu interior, resultam na fecundação4.
Quais são as causas da obstrução das trompas de Falópio?
As causas mais comuns de obstrução das trompas de Falópio incluem infecções5 pélvicas6, infecção7 por clamídia, uso de dispositivo intrauterino (DIU), que pode provocar uma infecção7 pélvica8 (raro), ruptura do apêndice9, cirurgia na pelve10 ou no abdômen inferior e gravidez ectópica11 nas trompas.
As bactérias, que podem causar doença inflamatória pélvica12 ou infecção7 por clamídia, podem entrar na vagina13 durante uma relação sexual, atingir o útero1 e daí chegar às trompas. A clamídia pode infectar as trompas de Falópio silenciosamente, sem causar sintomas14. As infecções5 em geral podem danificar permanentemente as trompas e os tecidos ao seu redor, podendo vir a formar tecido15 cicatricial que bloqueia as trompas.
Outras causas podem ser: deficiências congênitas16 do útero1 e das trompas, endometriose17, miomas, obstrução por aderências ou faixas de tecido15 cicatricial externa.
Saiba mais sobre "Uretrites", "Dispositivo Intrauterino (DIU)", "Gravidez ectópica11", "Relação sexual", "Miomas" e "Endometriose17".
Qual é a consequência da obstrução das trompas de Falópio?
Se as trompas de Falópio ficam bloqueadas ou danificadas por qualquer motivo, isso impede o encontro do óvulo18 com o espermatozoide19 e, assim, a fecundação4. A obstrução das trompas de Falópio é uma das causas comuns de inferftilidade e motivam, assim, procedimentos investigativos caros e incômodos.
Quais são as principais características clínicas da obstrução das trompas de Falópio?
A obstrução das trompas de Falópio pode ser unilateral ou bilateral e, na maioria dos casos, não gera sintomas14. Podem existir sintomas14, às vezes ostensivos, das enfermidades que causam a obstrução. Os sintomas14 são mais sentidos em casos de infeções ou inflamações20. A obstrução unilateral permite que a mulher ainda possa engravidar, embora isso possa ser mais difícil, mas não a tornando estéril.
Leia sobre "Infertilidade21 feminina" e "Diferença entre infertilidade21 e esterilidade22".
Como o médico diagnostica a obstrução das trompas de Falópio?
Uma infertilidade21 persistente, comparada com a história médica anterior da paciente, pode levar à hipótese diagnóstica de obstrução das trompas de Falópio. Para maior certeza, os médicos podem usar radiografias de contraste radiopaco injetado nas trompas através do colo do útero23 ou podem visualizar os órgãos através de laparoscopia24 e de meios óticos apropriados. Um exame de sangue25 pode verificar se existem anticorpos26 contra a clamídia. A presença de anticorpos26 indica uma infecção7 anterior por clamídia, que pode resultar em obstrução das trompas e em infertilidade21.
Como o médico trata a obstrução das trompas de Falópio?
O tratamento das obstruções das trompas de Falópio depende da causa. Por vezes, o problema pode ser resolvido durante procedimentos propedeuticos como a histeroscopia27 ou a laparoscopia24 e as trompas de Falópio podem ter sua permeabilidade28 reconstituída. Mas ainda assim recomenda-se a fertilização29 in vitro porquanto passa a haver um maior risco de gravidez ectópica11.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada para tratar uma trompa de Falópio lesionada por uma gravidez ectópica11 ou por uma infecção7. No entanto, após tal cirurgia, as chances de uma gravidez30 normal também são pequenas e as chances de uma gravidez ectópica11 também são mais altas que o normal.
Quais são as complicações possíveis da obstrução das trompas de Falópio?
A complicação mais grave e mais dramática da obstrução das trompas de Falópio é a infertilidade21.
Veja também sobre "Ligadura das trompas", "Salpingite", "Hidrossalpinge" e "Doenças sexualmente transmissíveis".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.