AbcMed  -  Saúde da Criança
A icterícia neonatal1 é um fenômeno fisiológico2 normal que afeta cerca de 80% dos recém-nascidos, sendo mais frequente e intensa naqueles bebês3 nascidos prematuramente. Embora seja um acontecimento simples não deve dispensar o acompanhamento médico em virtude da possibilidade de complicações graves.
1 Icterícia neonatal: Condição bastante comum. Resulta da elevação dos níveis séricos de bilirrubina. Os recém-nascidos apresentam níveis de bilirrubina significativamente maiores que adultos, devido a mecanismos fisiológicos normais, pois apresentam hematócrito mais elevado, maior carga de “heme” por peso, as hemácias de recém-nascidos têm uma menor vida média, apresentam uma deficiência natural de UDP glucuronosiltransferase, com uma menor capacidade de conjugar e excretar a bilirrubina. Observa-se uma menor excreção de bilirrubina relacionada ao menor trânsito intestinal dos recém-nascidos, principalmente nos prematuros. Aqueles em aleitamento materno também apresentam um menor volume fecal, reduzindo ainda mais a excreção da bilirrubina.
2 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
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Como fazer seu filho que não come bem, comer melhor sem estressar a criança? Não se prenda a normas pré-estabelecidas. Você está em uma situação especial. E o objetivo maior é aumentar a ingestão de seu filho e o aporte calórico diário, mantendo o prazer de comer sem forçá-lo. Portanto, não existem regras. Você precisa deixar a sua criatividade falar mais alto.   [Mais...]
A dor de cabeça1 que crianças apresentam é um motivo de preocupação para os pais. Sempre que seu filho apresentar uma dor de cabeça1, principalmente sendo um evento frequente ou acompanhado de outros sintomas2 como náuseas3, vômitos4 ou febre5, ele deve ser avaliado por um pediatra, que encaminhará a criança a um neurologista6 pediátrico em caso de necessidade.
1 Cabeça:
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Neurologista: Médico especializado em problemas do sistema nervoso.
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As assaduras em bebês1 são frequentes em região de uso de fraldas. A maioria delas é facilmente tratada, mas existem situações em que elas devem ser avaliadas por um médico, pois podem ser um sinal2 de perigo para a saúde3 da criança.
1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
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O ideal é que a criança tenha uma alimentação saudável, equilibrando os diferentes tipos de alimentos com uma prática regular de atividades físicas.   [Mais...]
O autismo é uma síndrome1 comportamental que compromete o relacionamento com outras pessoas, a linguagem e leva a comportamentos restritos e repetitivos. É importante saber reconhecer os sinais2 que aparecem antes dos três anos de idade, pois o tratamento específico após a identificação precoce gera maior chance da criança alcançar um bom desenvolvimento.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
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Uma pergunta frequente dos pais é sobre o crescimento “normal” de seus filhos. Quanto cresce uma criança de acordo com a idade em que ela está? Desde a vida intrauterina até a fase puberal, o que é considerado normal no crescimento infantil1?
1 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.
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Para estimular adequadamente o seu filho, sugerimos algumas brincadeiras para o primeiro ano de vida. É importante sabermos que o aprendizado ocorre durante todo o ciclo de vida e cada momento deve ser aproveitado com carinho e dedicação.   [Mais...]
O uso de medicamentos em crianças deve sempre ser orientado por um pediatra e ter a supervisão dos pais ou responsáveis. Alguns cuidados simples podem evitar intoxicações, alergias ou a administração errada de doses ou medicações.    [Mais...]
O aleitamento materno1 é ideal para a criança no seu primeiro ano de vida. Ele deve ser exclusivo (sem adição de água ou chás) até os primeiros seis meses de vida. No segundo semestre, o leite materno continua sendo importante, mas devem ser introduzidos progressivamente novos alimentos.
1 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
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