O que é Kwashiorkor?
O que é Kwashiorkor1?
Kwashiorkor1 é a condição causada no indivíduo pela deficiência severa de proteínas2. A doença foi primeiramente reconhecida pelo pediatra jamaicano Cicely Williams e esse nome foi dado a partir de um dos dialetos de Gana, que descreve a condição nutricional em que a criança mais velha é retirada do peito3 quando nasce um irmão mais novo.
Quais são as causas do Kwashiorkor1?
O Kwashiorkor1 é causado por uma deficiência de proteína na dieta alimentar. É a mais grave e a mais comum das deficiências nutricionais nos países subdesenvolvidos e em áreas ou situações de fome prolongadas. Muitas vezes o Kwashiorkor1 ocorre em famílias miseráveis de países muito pobres, quando nasce um segundo filho e a mãe necessita dar todo o seu leite a ele, em prejuízo do anterior. Com isto a primeira criança passa a ter uma alimentação de baixa qualidade nutricional, com pouca proteína e predomínio de carboidratos. O Kwashiorkor1 pode ocorrer em qualquer lugar, apesar de ser mais comum em locais como a África rural, o Caribe e o Sudeste da Ásia.
Qual é a fisiopatologia4 do Kwashiorkor1?
A falta extrema de proteínas2 provoca um desequilíbrio osmótico5 no sistema gastrointestinal causando edema6 e retenção de água. A retenção de fluidos observada em indivíduos que sofrem de Kwashiorkor1 é resultado direto de mau funcionamento do sistema linfático7 e das trocas capilares8. O sistema linfático7 serve a três propósitos principais: (1) recuperação de fluidos, realizada pela reabsorção de água e proteínas2; (2) imunidade9 e (3) absorção de lipídios.
As vítimas de Kwashiorkor1 comumente apresentam deficiência nessas três atividades, resultando num estado de desnutrição10 grave. A troca capilar11 entre o sistema linfático7 e a circulação12 sanguínea é atrofiada devido à incapacidade do corpo para superar de forma eficaz o gradiente de pressão hidrostática13. As proteínas2, principalmente albumina14, são responsáveis por criar a pressão osmótica coloidal15 que faz a recuperação de fluidos. A pressão oncótica16 opõe-se à pressão hidrostática13 e tende a retirar água de volta para os capilares8, mas devido à falta de proteínas2 não há pressão suficiente para extrair fluidos dos tecidos e isso causa inchaço17 e distensão do abdome18.
Quais são os principais sinais19 e sintomas20 do Kwashiorkor1?
A doença afeta principalmente as crianças. Os sinais19 e sintomas20 do Kwashiorkor1 são edema6 dos pés e tornozelos, abdômen distendido, queda de cabelo21, perda de dentes, despigmentação da pele22, irritabilidade, anorexia23 e aumento do fígado24 com infiltrados gordos. Outro sintoma25 da desnutrição10 é a caquexia26, embora ela seja muitas vezes causada por doenças subjacentes.
A baixa ingestão de proteína leva ainda a outros sinais19 específicos como uma erupção27 descamativa e descoloração do cabelo21. A distensão abdominal deve-se a uma ascite28, por causa de hipoalbuminemia29, e ao aumento de volume do fígado24. Em geral, as crianças com Kwashiorkor1 mostram cabelos brancos ou avermelhados, pele22 ressecada, inflamada e despigmentada, profunda apatia30, fraqueza, tristeza, olhos31 avermelhados e abdômen distendido.
As vítimas de Kwashiorkor1 não produzem anticorpos32 após a vacinação contra as doenças. Em climas secos, o marasmo33 é a doença mais frequentemente associada à desnutrição10.
Como o médico diagnostica o Kwashiorkor1?
O diagnóstico34 do Kwashiorkor1 não é complicado, já que as manifestações clínicas são evidentes. Além disso, o médico se valerá também do histórico médico da pessoa.
Como o médico trata o Kwashiorkor1?
De um modo geral, o Kwashiorkor1 pode ser tratado através da adição de proteína na dieta. Uma dieta balanceada permitirá ao indivíduo ir se reabilitando progressivamente. Entretanto, é normal muitas crianças morrerem devido às complicações da subnutrição. Juntamente à melhora na alimentação é necessário que outras possíveis doenças provenientes da condição sejam tratadas pelos meios próprios.
Como prevenir o Kwashiorkor1?
O Kwashiorkor1 pode ser prevenido através de uma dieta que contenha proteínas2.
Como evolui o Kwashiorkor1?
Quando detectado precocemente o Kwashiorkor1 possui um prognóstico35 positivo. No entanto, pode causar um retardo no desenvolvimento físico e mental de uma criança, às vezes muito significativo, além de uma série de infecções36, de doenças cardíacas e em casos graves e continuados pode levar à morte. O prejuízo mental pode ser sanado quando detectado a tempo.
Quais são as complicações possíveis do Kwashiorkor1?
O crescimento fica prejudicado, assim com a imunidade9, a cicatrização, a produção de hormônios e de enzimas.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.