Torção no tornozelo: torci meu pé, e agora?
O que é torção1 de tornozelo2?
A torção1 (ou entorse3) do tornozelo2 é uma lesão4 em que os ligamentos5 do tornozelo2 são alongados, quando o pé gira para dentro, até se romperem parcial ou totalmente.
Quais são as causas da torção1 no tornozelo2?
A torção1 no tornozelo2 pode ocorrer quando se “pisa em falso” num buraco ou degrau, ou então durante a prática de um esporte, quando, por um desequilíbrio, o pé pisa mal no chão. Outra causa comum da torção1 do tornozelo2 são os saltos muito altos, quando se quebram ou quando se “cai” deles. Esse efeito fica potencializado quando a pessoa tem uma causa qualquer de enfraquecimento dessa articulação6.
Quais são os principais sinais7 e sintomas8 da torção1 de tornozelo2?
O principal sintoma9 da torção1 de tornozelo2 é a dor local. A parte de fora do tornozelo2 apresenta-se inchada, fica roxa e mais quente.
Como o médico trata a torção1 do tornozelo2?
Geralmente as torções de tornozelo2 se resolvem por si mesmas, em alguns dias. Podem ser utilizados analgésicos10 para aliviar as dores. Deve-se suspender as atividades físicas e evitar-se apoiar o pé no chão, o qual deve ser mantido para cima, o maior tempo possível. Pode-se aplicar gelo no local, durante vinte minutos, 3 a 5 vezes ao dia. A necessidade ou não de se imobilizar o tornozelo2 deve ser decidida pelo médico. Uma fisioterapia11 pode ajudar para que a mobilidade e a força normal do tornozelo2 sejam recuperadas mais rapidamente. A cirurgia apenas é indicada em casos muito graves ou em atletas de alto nível.
E depois da torção1 no tornozelo2?
- Use muletas ou bengalas que o ajudem a não apoiar o pé lesionado no chão, até que ele melhore completamente.
- Se necessário, mude provisoriamente seu hábito de exercícios. Por exemplo, faça natação no lugar das caminhadas.
- Coloque uma bandagem compressiva sobre o tornozelo2, para reduzir o inchaço12.
- Tão logo seja possível, tente realizar exercícios suaves, mas que mobilizem o tornozelo2 em todos os sentidos normais.
- Só volte às atividades físicas depois que seu médico autorizar ou que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo2.
- É preciso que o tornozelo2 não apresente mais dor, nem inchaço12 após os exercícios.
- Durante algum tempo, você pode usar uma tornozeleira ou enfaixamento. No entanto, isso não substitui um bom fortalecimento muscular, obtido com a fisioterapia11.
- Recomece seus exercícios de forma mais branda e vá aumentando-os aos poucos. Nunca recomece na mesma intensidade de antes.
Como prevenir a torção1 de tornozelo2?
- Antes de fazer exercícios, faça aquecimento e alongamentos.
- Se for preciso, use uma faixa elástica nos tornozelos.
- Redobre sua atenção ao caminhar/correr em superfícies irregulares.
- Use calçados confortáveis, de preferência sem saltos.
- Se você tem um problema de fraqueza nessa articulação6, consulte um fisioterapeuta.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.