Atalho: 66TNVMB
Gostou do artigo? Compartilhe!

Enxaqueca: quem tem sabe como é

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é enxaqueca1?

A enxaqueca1 é uma condição clínica em que a pessoa sente graus diversos de dores na cabeça2. Certas dores na região do pescoço3 também podem ser chamadas de enxaqueca1.

As crises têm uma frequência variável, de uma única na vida até crises diárias. Cada uma delas pode durar de 3 horas a 3 dias. Em cada crise, a dor pode ter intensidades diferentes, indo desde uma dor muito forte que impede as atividades cotidianas até outra menos intensa e que pode conviver com as atividades normais.

Nem toda dor de cabeça2 é enxaqueca1. Algumas cefaleias4 são primárias (como a enxaqueca1, a cefaleia5 do tipo tensional, a cefaleia5 em salvas), outras são secundárias (dores de cabeça2 devido a infecções6, traumas, tumores cerebrais, aneurismas, alterações metabólicas e hormonais). Cada uma delas tem características próprias. Nas cefaleias4 primárias, há uma quase inevitável recorrência7 da dor; nas secundárias, o surgimento e o curso delas dependem do que sejam as enfermidades de base.

Quais são as causas da enxaqueca1?

As enxaquecas8 são desencadeadas pela pressão exercida sobre o tecido nervoso9 cerebral pela dilatação de vasos sanguíneos10.

As causas da enxaqueca1 são multifatoriais e, no fundo, ainda mal estabelecidas. Os fatores implicados como mecanismos causadores da enxaqueca1 são de natureza genética, ambientais, dietéticos, hormonais e irregularidades do sono. Assim, deve-se evitar o estresse, a poluição, os barulhos muito altos, as mudanças climáticas bruscas, os odores fortes, alimentos como glutamato monossódico, aji-no-moto, salsichas, salames, aspartame11, cafeína e vinho tinto.

As enxaquecas8 podem ser agravadas pela ovulação12, pela menstruação13 ou pelo uso de pílulas anticoncepcionais. Frequentemente as cefaleias4 são hereditárias e são mais comuns nas mulheres que nos homens.

Quais os sintomas14 da enxaqueca1?

Embora a enxaqueca1 tenha uma maneira própria de se manifestar em cada pessoa, ela geralmente é caracterizada por uma dor de natureza pulsátil que acomete um dos lados da cabeça2 (a palavra “enxaqueca” vem do árabe e significa “meia cabeça”). Podem ocorrer também náuseas15, vômitos16 e sensibilidade à luz e ao som. Em alguns casos pode haver uma "aura" constituída por distúrbios visuais (flashes de luz, pontos escuros na visão17 ou linhas em ziguezague).

As crises de enxaqueca1 têm uma duração variável entre 3 e 72 horas. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca1 podem ter um "aviso" prévio das crises com até 24 horas, constituído por alguns dos seguintes sintomas14: irritabilidade, ansiedade, euforia ou depressão, sonolência ou insônia, embotamento18 mental, diminuição da concentração e distúrbios gastrointestinais.

Como se trata a enxaqueca1?

O tratamento envolve, por um lado, medicamentos específicos. Além disto, existem outros medicamentos, usados para tratar outras doenças que também ajudam aliviar ou prevenir a enxaqueca1. Os remédios específicos podem ser agrupados em duas categorias: medicações para o alívio da dor que já começou e medicações preventivas da dor.

Em geral, o tratamento da enxaqueca1 já estabelecida é feito com drogas vasoconstritoras, mas estas medicações podem causar reações adversas sobre o sistema circulatório19 e por isso é desaconselhada para pessoas que sofram de problemas cardíacos.

Além das medicações, algumas medidas comportamentais podem ter influência favorável sobre as crises. Cada pessoa deve observar com cuidado que atividades ou alimentos desencadeiam suas dores e procurar evitá-las. A prática de atividades físicas moderadas e regulares pode ser um mecanismo de regulação da dor.

ABCMED, 2011. Enxaqueca: quem tem sabe como é. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/dor-de-cabeca/247015/enxaqueca-quem-tem-sabe-como-e.htm>. Acesso em: 12 set. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
2 Cabeça:
3 Pescoço:
4 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
5 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
8 Enxaquecas: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
9 Tecido Nervoso:
10 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
11 Aspartame: Adoçante com quase nenhuma caloria e sem valor nutricional.
12 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
13 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
16 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
17 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
18 Embotamento: Ato ou efeito de perder ou tirar o vigor ou a sensibilidade; enfraquecer-se.
19 Sistema circulatório: O sistema circulatório ou cardiovascular é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

12/04/2012 - Comentário feito por maria
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
Sofro dessa doença horrível, fico na cama se não tomar um remédio logo, quando o ORMIGREIN foi suspenso fiquei quase louca pois não passava com nada, fiz muitas pesquisas e conseguir o CEFALIV é o único que estou me dando bem.

01/12/2011 - Comentário feito por gloria
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
Fiz o teste p\ saber a quais orodutos eu tenho alergias e intolerancia , descobri q a todos produtos q tem balsamo de tolu, (ou do Peru) é um bactericida , anti fungo q as industrias colocam em todos oa produtos industrializados, comidas , perfumes , medicamentos,produtos de limpezas e higiene pessoal, ntão ñ me resta nada p\ eu usar q ñ tenha esse anti mofo, vivo c\ dores de cabeça, enxaqueca,procuro só comer comidas puras naturais e frescas q eu mesmo escolho ,e faço, nada de refrigerantes, sucos, agua mineral, bebidas alcolicas , vinhos vinagres , iogurtes queijos embutidos ,carnes maceradas (aquelas embaladas de super mercados q tem duração p\ mais q as do açogue.Ñcomo bolos, biscoitos, panetones, chocolates , balas, sorvetes, nada comprado pronto, só como tudo feito em casa e q eu saiba a procadencia duvidosa,porque tudo me faz dar dores de cabeça.

25/11/2011 - Comentário feito por Ana
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
Lembro-me que no 2º ano escolar, já tinhas dores de cabeça, na adolescência ela se acentuou e desde então só piorou. Essa dor tem prejudicado muito a minha vida... não tenho idéia de quantas coisa já deixei de fazer... No trabalho é horrível pq as vezes as pessoas não entendem e acham q vc está fazendo "corpo mole". Estou tomando um medicamente diário há poucos dias, e as crises que tive dps q estou tomando foram mais fracas. Antes dele estavava tendo crises semanais quase sempre ia parar no hospital para tomar medicação na veia.

24/11/2011 - Comentário feito por mary
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
Gente!! adorei essa materia, apesar de que leio td quando é sobre enxaqueca, mais... até hoje tbm infelizmente sem cura, essa dor é desesperadora, dói pensar, fiquei louca quando a anvisa suspendeu o medicamento MiGRANE, isso já faz um ano, já tive crises que nem o naramig, nem sumax e outros resolveram, só mxm o Maxalt que é bem carinho e vem apenas dois comp... aff. Sofro de enxaqueca há mais de 20 anos, estou fazendo tratamento mais por enquanto nenhum resultado...se quiserem trocar idéias sobre o assunto me add pois não posso escrever td aqui...
lyra_mr@hotmail.com
Abçs

22/11/2011 - Comentário feito por luciana
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
eu tenho enxaqueca há 10 anos , tenho 35anos e nao me acostumo a viver com essa dor ja fiz tratamento com neuro durante muito tempo mais nao tive melhora , eu tive q mudar os meus habitos
parei de comer comida semi pronta e outros alimentos quem quiser trrocar experiencia comigo meu email é msnluciana@hotmail.com abraços . a todos !!!

20/11/2011 - Comentário feito por tania
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
estou nesse momento com ELA! Me acompanha desde meus 25 anos! Estou com 59 e tudo continua na mesma! Trato com neuro e mesmo assim, ELA vem me visitar de 10 em 10 dias! Eu, costumo dizer q SOFRO de enxaqueca. Essa é a palavra certa, para essa MALDITA DOR. Meu primeiro casamento acabou por causa dela, o marido não acreditava na DOR alucinante! Bem cuidem-se! Eu disse para minha filha, para não ficar triste,quando um dia eu for embora porque EU NUNCA MAIS SENTIREI ESSA DOR MALDITA. Lá fora tá um sol lindo e eu trancada no escuro porcausa da DOR. Pode????????????????????????????

19/11/2011 - Comentário feito por sonia
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
Enxaqueca!!! Eu tenho e sei como é triste essa dor, nas crises é uma dor insuportável, mas eu tenho um
medicamento que tomo, é infalível para as crises é Naramig 2,5mg foi o unico que resolveu o meu problema é otimo, não tem efeito colateral. abraços

18/11/2011 - Comentário feito por solange
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
Eu que o diga, só preciso de motivo para a enxaqueca atacar, aí realmente é um padecimento, para aliviar tento ficar longe dos motivos que faz ela voltar a doer, tipo: passar da hora de comer, frituras,
pluição, fumaçs, vja bem eu moro perto do mar e minha casa é no meio de um jardim com arvores, pois quando eu vou no centro de Recife, eu volto mal, tonta enjoada, e com dor de cabeça, gostaria muito de me livra de mal. abraços.
sol

18/11/2011 - Comentário feito por selda
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
eu tenho e sei bem como e horrivel, chego ate vomitar de tanta dor, ja tomei ate morfina quando tive uma crise, e descobri um medicamento que faz passar em uma hora o sumax de 50mg. pois ja tomei de td e so ele resolve.

17/11/2011 - Comentário feito por bruno
Re: Enxaqueca: quem tem sabe como é
ola sofro muito de dor de cabeça desde os 6 anos de idade hoje estou com 31 e estou fazendo acupuntura e estou tendo uma melhora muito grande pois desde que iniciei o tratamento nunca mais precisei tomar injeção que era constante em minha vida por ultimo so cortava com dexametazona dipirona e tramal misturado gaças a deus eu estou muito bem agora!!

  • Entrar
  • Receber conteúdos