O uso de máscaras durante a pandemia de COVID-19
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2) que pode ser transmitida por gotículas respiratórias. Atualmente o mundo vive uma pandemia1 dessa doença. Veja a seguir orientações sobre o uso de máscaras para limitar a propagação da COVID-19 e confira o infográfico no final do texto.
Por que devo considerar usar uma máscara facial?
Estudos recentes sugerem que a COVID-19 pode ser transmitida por pessoas infectadas mesmo na ausência de sintomas2 da doença. Embora o distanciamento social e a boa higiene das mãos3 sejam os métodos mais importantes para impedir a transmissão do vírus4, novas diretrizes afirmam que indivíduos saudáveis podem considerar o uso de máscaras em ambientes públicos, principalmente quando o distanciamento físico é difícil (como em supermercados ou farmácias).
Os principais benefícios do uso de uma máscara incluem limitar a propagação do vírus4 de alguém que sabe ou não sabe que está infectado. As máscaras também lembram aos outros que continuem praticando o distanciamento físico.
No entanto, máscaras não médicas podem não ser eficazes na prevenção de infecções5 por quem as usa. As máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos ou por indivíduos que não conseguem remover a máscara sozinhos ou inconscientes.
Que tipo de máscara facial posso usar?
A menos que você esteja doente, seja um profissional de saúde6 ou alguém que tenha COVID-19, máscaras médicas (incluindo máscaras cirúrgicas e N95) não são recomendadas. Devido à escassez, as máscaras médicas devem ser priorizadas para os profissionais de saúde6 que prestam atendimento aos pacientes.
Revestimentos para o rosto de pano podem ser feitos com itens domésticos, como 2 camadas de tecido7 de algodão, camisetas, bandanas ou lençóis. As máscaras devem ser presas com elásticos ou laços. Qualquer que seja o material da máscara, ela deve se encaixar bem e cobrir o nariz8 e a boca9. A máscara não deve restringir a capacidade do usuário de respirar.
Como uso uma máscara facial?
Antes de colocar uma máscara facial, lave as mãos3 com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos3 à base de álcool (com pelo menos 60% de álcool). Sem tocar na frente da máscara, prenda os laços ou elásticos atrás das orelhas10 ou da cabeça11. Enquanto estiver usando a máscara, não toque na máscara ou em seu rosto.
Antes de remover a máscara, lave bem as mãos3 com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou passe álcool em gel nas mãos3 até a altura dos punhos. Ao remover a máscara, retire os laços ou o elástico primeiro. Não toque na frente da máscara ou no seu rosto ao remover a máscara. Após remover a máscara, lave novamente as mãos3 com água e sabão por pelo menos 20 segundos (ou use um desinfetante para as mãos3).
As máscaras faciais devem ser lavadas rotineiramente com água e sabão ou detergente para roupas para evitar contaminação. Usar uma máscara em público sempre deve ser acompanhado de manter-se a pelo menos 2 metros de distância dos outros e praticando uma boa higiene das mãos3.
Leia sobre "Isolamento social", "Coronavírus - como é?" e "COVID-19 no Brasil".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas do site do JAMA - Journal of the American Medical Association.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.