O que é e o que devemos saber sobre o Sarcoma de Kaposi?
O que é o sarcoma de Kaposi1?
O sarcoma de Kaposi1 é um câncer2 raro que se desenvolve no tecido conjuntivo3, principalmente a partir de células4 dos vasos sanguíneos5 e linfáticos. Ele passou a ser visto com maior frequência após o surgimento da AIDS e aumento dos tratamentos com drogas imunossupressoras, como é o caso nos transplantes de órgãos. Em geral, ele aparece como um tumor6 na pele7 ou mucosas8, mas pode também se desenvolver em outras partes do corpo, como linfonodos9, pulmões10 ou trato digestivo. As lesões11 na pele7 acontecem principalmente nas pernas ou na face12. A enfermidade foi descrita pelo médico húngaro Moritz Kaposi em 1872.
Quais são as causas do sarcoma de Kaposi1?
O sarcoma de Kaposi1 é causado pela infecção13 por um subtipo de vírus14 da família do Herpesvirus, chamado de HHV 8 (Human herpesvirus 8) ou KSHV (Kaposi sarcoma15 herpes virus14). Não se sabe ainda em definitivo como é feita a transmissão desses vírus14 de uma pessoa para outra, porém, parece que a via sexual e a transmissão através da saliva são as principais vias. Apesar desses vírus14 serem responsáveis pelo surgimento deste tumor6, somente a infecção13 não é suficiente para o desenvolvimento da doença, sendo necessário também que haja um queda significativa da eficiência do sistema imunológico16 do indivíduo portador do vírus14. O sarcoma de Kaposi1 pode ser epidêmico, em geral relacionado à AIDS, ou ser iatrogênico17, como nos pacientes submetidos a tratamentos que enfraquecem seu sistema imunitário18, como aqueles que fazem quimioterapia19 para combater um câncer2, por exemplo. O sarcoma de Kaposi1 também pode acontecer em homem que faça sexo com outro homem, mesmo que não infectado com o HIV20.
Quais são os principais sinais21 e sintomas22 do sarcoma de Kaposi1?
Em geral os tumores aparecem como feridas vermelho-azuladas ou arroxeadas na pele7, planas ou elevadas e de forma irregular. Essa coloração das lesões11 se dá em razão de os tumores serem ricos em vasos sanguíneos5. Muitas vezes as lesões11 têm aparência desagradável, mas são assintomáticas. As lesões11 podem se localizar nos pés, tornozelos, coxas23, braços, mãos24, face12 ou qualquer outra parte do corpo ou dentro do próprio corpo, gerando sintomas22 como expectoração25 com sangue26, falta de ar, diarreia27, sangramento, perda de peso, náuseas28 e vômitos29. As lesões11 do sarcoma de Kaposi1 geralmente não são dolorosas e não causam coceira. Se as lesões11 nas pernas ou virilhas bloquearem a circulação30 da linfa31, elas podem causar um inchaço32 doloroso nas pernas e pés. Quando o sarcoma de Kaposi1 acontece nos pulmões10, fígado33 ou trato digestivo ele pode causar problemas clínicos sérios ou representar uma ameaça à vida.
Como o médico diagnostica o sarcoma15 e Kaposi?
A suspeita diagnóstica pode ser feita a partir do aspecto característico das lesões11 e a confirmação pode ser feita por meio de uma biópsia34. Não se observam diferenças histológicas35 entre os diferentes tipos do sarcoma de Kaposi1.
Como o médico trata o sarcoma de Kaposi1?
O tratamento do sarcoma de Kaposi1 envolve, além da terapia antiviral contra o HIV20, cirurgia para extirpação da lesão36, quimioterapia19, radioterapia37, crioterapia38 e terapia intralesional39. No Sarcoma de Kaposi1 relacionado à AIDS ou à imunossupressão40, o principal objetivo é tentar restabelecer a normalidade do sistema imune41. Nos pacientes medicados com imunossupressores, deve-se suspender essas drogas ou pelo menos reduzir as doses para tentar reduzir o grau de imunossupressão40.
Como prevenir o sarcoma de Kaposi1?
As práticas de medidas seguras nas relações sexuais podem evitar a infecção13 pelo HIV20 e, assim, suas complicações, entre elas o sarcoma de Kaposi1.
Como evolui o sarcoma de Kaposi1?
Os tumores podem voltar mesmo depois de um tratamento correto. O sarcoma de Kaposi1 pode ser fatal em paciente com AIDS.
Quase sempre o sarcoma de Kaposi1 tem um curso crônico42 e lento.
Quais são as complicações possíveis do sarcoma de Kaposi1?
As complicações mais comuns do sarcoma de Kaposi1 são a falta de ar e a tosse sanguinolenta43 se o tumor6 estiver no pulmão44 e o inchaço32 nas pernas que pode torná-las muito dolorosas, se a doença estiver localizada nos linfonodos9 da virilha.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.