Prevenção em saúde: sete sinais e sintomas que não devem ser ignorados
Nº. 1: Perda de peso inexplicada
Perder peso sem esforço (sem redução da ingestão de calorias1 ao dia ou aumento das atividades físicas) pode parecer um sonho realizado, mas isto pode sinalizar um problema de saúde2. Se você perdeu até 10% do seu peso corporal durante os últimos seis meses - por exemplo, 7 kg se você pesa 70 kg, consulte o seu médico.
A perda inexplicável de peso pode ser causada por várias condições incluindo doença da tireoide3 (hipertireoidismo4), diabetes mellitus5, depressão, doenças do fígado6, câncer7 ou doenças que interferem com a forma como seu corpo absorve nutrientes (distúrbios de má absorção).
Nº. 2: Febre8 persistente ou alta
A febre8 não é necessariamente uma causa de alarme. Ela parece desempenhar um papel fundamental no combate às infecções9. Se você tem uma febre8 que persiste por mais de três dias, no entanto, ela precisa ser verificada pelo seu médico. A persistência da febre8 pode sinalizar uma infecção10 oculta, como uma infecção10 urinária ou tuberculose11. Em alguns casos, tumores (malignos) - tais como linfomas – podem causar febres prolongadas ou persistentes, assim como o uso de alguns medicamentos.
Se você tem uma febre8 alta, acima de 39°C, consulte o seu médico o mais rapidamente possível.
Nº. 3: Falta de ar
Falta de ar mais intensa do que aquela causada por um nariz12 entupido ou uma atividade física vigorosa pode sinalizar um problema de saúde2 subjacente. Toda pessoa com falta de ar ou chieira no peito13 deve procurar atendimento médico de emergência14. Sentir falta de ar quando se está em repouso também é um sintoma15 que precisa ser avaliado prontamente.
Várias doenças podem levar à falta de ar, são alguns exemplos: doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite crônica16, asma17, pneumonia18, um coágulo19 de sangue20 no pulmão21 (embolia22 pulmonar), bem como outros problemas de coração23 e pulmão21. Dificuldade para respirar também pode ocorrer nos ataques de pânico - episódios de ansiedade intensa que podem causar aumento da frequência cardíaca, sudorese24, falta de ar e outros sintomas25 físicos.
Nº. 4: Mudanças inexplicáveis nos hábitos intestinais
O padrão considerado de normalidade para os hábitos de defecação varia muito de um indivíduo para o outro. Consulte o seu médico se notar alterações no que é normal para o seu hábito intestinal. Essas mudanças podem incluir:
- Sangramento nas fezes: tanto a presença de sangue20 escuro, como a de sangue20 vivo nas fezes deve ser avaliada por um médico.
- Diarreia26 persistente ou constipação27.
- Dor ao evacuar.
Mudanças nos hábitos intestinais podem sinalizar uma infecção10 bacteriana – por exemplo por Campylobacter ou Salmonella - uma infecção10 viral ou parasitária. Outras possíveis causas incluem a síndrome28 do intestino irritável e o câncer7 de cólon29.
Nº. 5: Confusão mental ou alterações da personalidade
Você deve procurar um médico se apresentar:
- Confusão mental súbita.
- Desorientação em relação ao tempo ou lugar.
- Problemas repentinos na concentração ou na memória.
- Mudanças súbitas de personalidade ou no comportamento, tais como aumento da agressividade ou apatia30.
Estas alterações podem ser causadas por muitos problemas, incluindo anemia31, infecção10, hipoglicemia32, desidratação33 ou problemas de saúde2 mental. Às vezes, medicamentos podem gerar estes efeitos colaterais34.
Nº. 6: Sentir-se satisfeito depois de comer muito pouco
Pessoas que passam a se satisfazer depois de comer menos que o habitual, devem ser avaliadas pelo seu médico. Este sentimento, conhecido como saciedade precoce, também pode ser acompanhado por náuseas35, vômitos36, edema37, febre8, perda ou ganho de peso. Se assim for, não se esqueça de informar o seu médico sobre estes sinais38 e sintomas25 também.
Possíveis causas de saciedade precoce incluem a doença do refluxo gastroesofágico39, comumente conhecida como DRGE, e a síndrome28 do intestino irritável. Em alguns casos, um problema mais sério - como o câncer7 de pâncreas40 - pode ser uma das causas.
Nº. 7: Flashes de luz
Manchas brilhantes ou flashes de luz e outros distúrbios visuais por vezes indicam uma enxaqueca41. Em outros casos, repentinas luzes piscando podem ser um sinal42 de descolamento de retina43. A assistência médica imediata pode ajudar a prevenir a perda de visão44 permanente.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.