Atalho: 6H5KGRC
Gostou do artigo? Compartilhe!

Como não espalhar germes?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Existem meios eficazes de evitar a disseminação de infecções1, lavar as mãos2 é uma delas. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (U.S. Centers for Disease Control and Prevention) indica algumas maneiras de evitar a disseminação de germes.

São elas:

  • Quando espirrar ou tossir, use um lenço descartável para cobrir o nariz3 e a boca4. Ou use uma máscara facial quando estiver gripado ou resfriado.
  • Jogue sempre este lenço descartável no lixo após cada uso.
  • Espirrar ou tossir no braço (e não na mão5), quando você não tem um lenço, evita a disseminação de bactérias e vírus6.
  • Lave frequentemente suas mãos2 com água morna e sabão por pelo menos 20 segundos.
  • Use um desinfetante para as mãos2 se você não puder lavar as mãos2 com água e sabão.
ABCMED, 2012. Como não espalhar germes?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/301445/como+nao+espalhar+germes.htm>. Acesso em: 18 set. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
3 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
4 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
5 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
6 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Clínica Médica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.