O que devemos saber sobre a febre chikungunya?
O que é a febre1 chikungunya?
A febre1 chikungunya é uma doença virótica muito parecida com a dengue2. Em Angola, a doença é popularmente conhecida por catolotolo. O vírus3 que a causa foi isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela afeta mais gravemente as articulações4, causando dificuldades para andar, obrigando os pacientes a se curvarem, daí o nome da doença, já que no dialeto Makonde da Tanzânia chikungunya significa “aqueles que se dobram”. Embora predomine na África subsaariana e tenha se espalhado primeiramente para países do sudeste asiático e nas ilhas do Pacífico, a doença tem grandes chances de chegar como epidemia ao Brasil, onde existe em abundância o mosquito transmissor do vírus3. Casos isolados da doença já foram registrados, desde 2010.
Quais são as causas da febre1 chikungunya?
A febre1 chikungunya é causada pelo vírus3 CHIKV, transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue2, e não há contágio5 de uma pessoa para outra. Ela também pode ser transmitida pela fêmea do mosquito Aedes albopictus. A possibilidade da transmissão in útero6, da mãe para o feto7, é discutível. A fêmea do mosquito põe seus ovos em recipientes com água, meio em que as larvas vivem por uma semana, após o que se transformam em mosquitos adultos que picam pessoas, pois se alimentam de sangue8. A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16°C e por isso ela é própria de áreas tropicais e subtropicais, sobretudo no verão.
Quais são os principais sinais9 e sintomas10 da febre1 chikungunya?
Os sintomas10 da febre1 chikungunya, sobretudo os iniciais, são característicos de qualquer virose e, portanto, inespecíficos. O período que decorre entre a picada do mosquito e o aparecimento dos sintomas10 varia de dois a doze dias, sendo mais comum que a doença se manifeste entre cinco a seis dias. Os sintomas10 da febre1 chikungunya são muito assemelhados aos da dengue2, porém com maior comprometimento das articulações4: febre1 alta, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça11, apatia12, cansaço e fortes dores nas articulações4 que podem até impedir a realização dos movimentos, inchaço13, vermelhidão e calor local. As dores articulares podem persistir por meses após o final da febre1. Podem ocorrer também erupções cutâneas14 e dores musculares (mialgias15).
Como o médico diagnostica a febre1 chikungunya?
O diagnóstico16 da febre1 chikungunya é feito a partir dos sintomas10 e por meio de análises clínicas e exame sorológico, os quais buscam a presença de anticorpos17 específicos, o que indica que o vírus3 está presente e que o organismo está tentando combatê-lo. Uma importante diferenciação da febre1 chikungunya deve ser feita com a dengue2, que tem um prognóstico18 muito pior, incluindo a morte, o que só muito raramente acontece na febre1 chikungunya. Nela praticamente não ocorrem hemorragias19 graves, o início da doença é mais agudo20 e a febre1 dura menos tempo. Buscando estabelecer a diferença entre febre1 chikungunya e dengue2, outros exames podem ser feitos, como testes de coagulação21, dosagens de eletrólitos22, hematócrito23, dosagens de enzimas do fígado24, contagem de plaquetas25, teste do torniquete, radiografia do tórax26, etc.
Como o médico trata a febre1 chikungunya?
Não há tratamento específico para a febre1 chikungunya, mas na maioria das vezes a doença é auto-limitada. Durante a vigência da infecção27 devem ser adotadas medidas de suporte e medicações sintomáticas e tomadas medidas que previnam as complicações. No caso da febre1 e das dores deve-se evitar o ácido acetilsalicílico, por sua ação anticoagulante28.
Como evolui a febre1 chikungunya?
O mosquito Aedes aegypti voa baixo e por isso comumente ele pica abaixo dos joelhos.
Normalmente o indivíduo não percebe a picada, que não dói, nem coça.
Como se previne a febre1 chikungunya?
- Evite o acúmulo de água parada em piscinas, pneus, vasos, calhas de chuva, caixas abandonadas, etc.
- Coloque telas nas janelas para impedir a entrada dos mosquitos adultos.
- Coloque peixes nos lagos e açudes caseiros porque eles são os grandes predadores das formas aquáticas do mosquito transmissor.
- Use repelentes de insetos em locais com muitos mosquitos.
- Alimentos que alteram o odor do suor, entre os quais suplementos de vitamina29 B e alho, parecem ser aversivos para os mosquitos.
- Durante o estado febril os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros, de modo que nenhum mosquito possa picá-lo, ficando também infectado.
Quais são as complicações da febre1 chikungunya?
A febre1 chikungunya, apesar de pouco letal, é muito limitante. Os sintomas10 comuns dela são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos30 e os pés os locais mais afetados.
Alguns sintomas10 da febre1 chikungunya, tais como as dores articulares, podem se tornar crônicos e persistirem por vários meses.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.