AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
As doenças das artérias1, ou doenças arteriais, são doenças vasculares2 que afetam as artérias1 do corpo, que são os vasos que transportam sangue3 rico em oxigênio do coração4 para os tecidos do organismo. As artérias1 são vasos vitais para a circulação5 do sangue3, daí a importância que assumem as doenças arteriais, que geralmente bloqueiam a condução do sangue3 do coração4 para o resto do corpo.
1 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
2 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
5 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
   [Mais...]

As doenças das veias1 são condições anômalas que afetam a estrutura ou funcionamento das veias1 e se dividem em duas grandes categorias: bloqueio (parcial ou total) da circulação2 por um coágulo3 sanguíneo (trombose4) e drenagem5 venosa inadequada (insuficiência6 venosa).
1 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
2 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
3 Coágulo: 1. Em fisiologia, é uma massa semissólida de sangue ou de linfa. 2. Substância ou produto que promove a coagulação do leite.
4 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
5 Drenagem: Saída ou retirada de material líquido (sangue, pus, soro), de forma espontânea ou através de um tubo colocado no interior da cavidade afetada (dreno).
6 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos