A dracunculíase é uma infecção1 parasitária rara, causada pela ingestão de água contaminada com copépodes que carregam larvas do Dracunculus medinensis. Após cerca de um ano, o verme adulto migra para a pele2, formando uma bolha3 dolorosa pela qual emerge lentamente. A doença é altamente debilitante, porém evitável, e encontra-se em fase avançada de erradicação devido a medidas de prevenção baseadas em acesso à água limpa.
[Mais...]
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Bolha: 1. Erupção cutânea globosa entre as camadas superficiais da epiderme, cheia de serosidade, líquido claro, pus ou sangue, causada por inflamação, queimadura, atrito, efeito de certas enfermidades, etc. Deve ter mais de 0,5 cm. Quando tem um tamanho menor devem ser chamadas de âvesículasâ. 2. Bola ou glóbulo cheio de gás, ar ou vapor que se forma (ou se formou) em alguma substância líquida ou pastosa, especialmente ao ser agitada ou por ebulição ou fermentação. 3. Saliência oca em uma superfície.