Intussuscepção intestinal ou invaginação intestinal: o que é isso?
O que é intussuscepção intestinal?
Intussuscepção ou intuscepção intestinal (também chamada de invaginação intestinal) é a entrada de um segmento do intestino em outra parte do mesmo órgão. Embora a intussuscepção intestinal seja rara e possa ser transitória e de reversão espontânea, frequentemente causa uma obstrução intestinal e um quadro de abdome agudo1. A compressão causada pela parte invaginada leva a variados graus de oclusão venosa, edema2 parietal e comprometimento arterial simultâneo, levando a alterações da mucosa intestinal3, com extravasamento de sangue4 e muco. Se não resolver-se espontaneamente ou não for solucionada a tempo, a intussuscepção intestinal pode levar à necrose5 intestinal, uma complicação grave. É uma patologia6 mais presente em crianças que em adultos, sendo a causa mais comum de obstrução intestinal entre os três meses e os seis anos de idade. Na idade adulta, a invaginação intestinal corresponde somente a 1% dos casos de obstrução intestinal. Esse fenômeno pode ocorrer também em outros órgãos tubulares de mobilidade ampla e no intestino é mais comum no íleo7 e no cólon8.
Quais são as causas da intussuscepção intestinal?
A principal causa de intussuscepção intestinal é a presença de massas ou tumores nas paredes do intestino, os quais são “puxados" para o interior deste órgão pelos movimentos peristálticos9 (movimentos normais de contração do órgão que dirigem seu conteúdo na direção da expulsão). Em crianças, cerca de 90% dos casos de intussuscepção intestinal tem etiologia10 idiopática11. Em idosos, geralmente está relacionada com alterações patológicas das paredes intestinais, inclusive tumores malignos.
Quais são os principais sinais12 e sintomas13 da intussuscepção intestinal?
A intussuscepção intestinal resulta na impossibilidade da passagem do bolo fecal pelo intestino. Os sinais12 e sintomas13 dependem de qual parte do intestino está envolvida na obstrução, se é o intestino delgado14 ou o grosso, porque os sintomas13 são diferentes. Em geral eles aparecem como náuseas15, vômitos16, flexão das pernas e cólicas17 abdominais moderadas ou severas, sangramento retal, fezes com muco, letargia18 e febre19, se houver necrose5. Uma massa abdominal pode ser palpável, bem como uma luta peristáltica pode ser observada, se houver obstrução, sobretudo nos pacientes magros.
Como o médico diagnostica a intussuscepção intestinal?
Além dos sinais12 e sintomas13, a intussuscepção intestinal pode ser diagnosticada por meio de exames de imagem, especialmente a ultrassonografia20 abdominal. Também uma colonoscopia21 ou um exame de trânsito intestinal podem ajudar no diagnóstico22.
Como o médico trata a intussuscepção intestinal?
O tratamento clínico, por meio uma sonda nasogástrica23 inserida no estômago24 ou no intestino para aliviar a distensão abdominal, reverte grande parte dos casos. Caso não seja possível essa reversão clínica, deve-se partir para o tratamento cirúrgico, removendo-se a parte afetada do intestino.
Como evolui a intussuscepção intestinal?
O tratamento clínico tem taxa de sucesso de 80%, mas em 5 a 10% dos casos há recidiva25 nas primeiras 24 horas.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.