AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
A dispneia1, popularmente chamada de falta de ar, é um sintoma2 no qual a pessoa tem dificuldade de respirar, normalmente com a sensação de respiração curta ou incompleta. A dispneia1 em si mesma não é uma doença, mas sim um sintoma2 que pode ocorrer numa série variada de condições ou doenças orgânicas.
1 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
2 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Epidermólise bolhosa é um grupo de condições genéticas raras (20/1.000.000) do tecido conjuntivo1 em que a pele2 e as mucosas3 são muito frágeis e a perda de pele2 (erosões) e bolhas aparecem facilmente em resposta a traumas menores, como nos atos de friccionar, esfregar ou coçar.
1 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos