AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
A arterite temporal (por vezes chamada de arterite de células gigantes1 ou vasculite2 necrotizante) é uma vasculite2 que afeta principalmente o revestimento interno das artérias3 do sistema carotídeo, as quais se dirigem à cabeça4, especialmente às têmporas. O nome vem do vaso frequentemente mais envolvido, a artéria5 temporal que, no entanto, não é o único.
1 Células Gigantes: Massas multinucleares produzidas pela fusão de muitas células; freqüentemente associadas com infecções virais. Na AIDS, há indução destas células quando o envelope glicoproteico do vírus HIV liga-se ao antígeno CD4 de células T4 vizinhas não infectadas. O sincício resultante leva à morte celular explicando então o efeito citopático do vírus.
2 Vasculite: Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. É produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas.
3 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
4 Cabeça:
5 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
   [Mais...]

A síndrome1 de Stokes-Adams é uma patologia2 marcada por episódios de síncopes3 (desmaios) súbitas periódicas, que podem vir ou não acompanhadas de convulsões, resultantes de arritmias4 cardíacas (geralmente com bradicardia5).
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
3 Síncopes: Perda breve e repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação. Comum em pessoas idosas. Suas causas são múltiplas: doença cerebrovascular, convulsões, arritmias, doença cardíaca, embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, hipoglicemia, intoxicações, hipotensão postural, síncope situacional ou vasopressora, infecções, causas psicogênicas e desconhecidas.
4 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
5 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos