AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
A hipercalcemia é uma condição em que o nível de cálcio no sangue1 está acima do normal. Esse nível pode subir por uma ingestão excessiva, por uma maior absorção, pela liberação do cálcio de seus depósitos naturais como os ossos, por exemplo, e por distúrbios endocrinológicos.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

A doença de Paget é uma doença em que ocorre uma reabsorção óssea patológica, seguida por uma remodelação, localizada em um ou alguns ossos, que leva a um novo tecido ósseo1. Esta destruição e formação óssea compensatória conduz a uma nova estrutura do osso, que é mais volumosa, mais fraca, menos compacta e mais vascular2 que um osso normal.
1 Tecido Ósseo: TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.
2 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

A cólera1 é uma doença infecciosa aguda que afeta o intestino dos seres humanos, cuja toxina2 potente provoca uma intensa diarreia3.
1 Cólera: Doença aguda ocasionada por infecção bacteriana pelo vibrião colérico, caracterizada por diarréia aquosa muito freqüente e abundante, que pode levar o paciente ao choque por desidratação. É transmitida por ingestão da bactéria através de água e alimentos contaminados.
2 Toxina: Substância tóxica, especialmente uma proteína, produzida durante o metabolismo e o crescimento de certos microrganismos, animais e plantas, capaz de provocar a formação de anticorpos ou antitoxinas.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
   [Mais...]

Polimialgia é uma dor sentida ao mesmo tempo em vários músculos1. A polimialgia reumática é uma doença inflamatória que causa dor e rigidez muscular, especialmente nos ombros, mas também em outros músculos1.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

As dores nas pernas podem acontecer em qualquer faixa etária, sendo mais frequentes nos idosos. Elas podem se dever ao excesso de esforço físico, a um problema local como as provocadas por varizes1, por exemplo, ou serem reflexo de doenças sistêmicas.
1 Varizes: Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos