AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
Em todas as especialidades da Medicina, o médico lida mais frequentemente com problemas comuns que constituem o dia a dia da sua clínica. Assim, por exemplo, grande parte dos clientes de um endocrinologista1 são diabéticos; de um cardiologista2 são pessoas que têm pressão alta; de um oftalmologista3, pessoas que têm miopia4 ou hipermetropia5, etc. Mas, com menor frequência, todo médico lida também com situações menos comuns, as quais se constituem num maior desafio profissional.
1 Endocrinologista: Médico que trata pessoas que apresentam problemas nas glândulas endócrinas.
2 Cardiologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas cardíacos.
3 Oftalmologista: Médico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que acometem os olhos. Podem prescrever óculos de grau e lentes de contato.
4 Miopia: Incapacidade para ver de forma clara objetos que se encontram distantes do olho.Origina-se de uma alteração dos meios de refração do olho, alteração esta que pode ser corrigida com o uso de lentes especiais, e mais recentemente com o uso de cirurgia a laser.
5 Hipermetropia: Transtorno ocular em que existe uma dificuldade para ver objetos de perto. Origina-se de uma alteração dos meios de refração do olho, alteração esta que pode ser corrigida com o uso de lentes especiais e, mais recentemente, com o uso de cirurgia a laser.
   [Mais...]

Chama-se lama biliar ou “areia na vesícula” a um resíduo que permanece na vesícula1 quando ela não consegue esvaziar-se completamente. Várias partículas normalmente suspensas na bile2 podem se precipitar como resultado de permanecerem por muito tempo retidas na vesícula biliar3, formando o que é comumente conhecido como lama biliar.
1 Vesícula: Lesão papular preenchida com líquido claro.
2 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
3 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos