Câimbras: quais são as causas e como evitá-las?
O que são câimbras1?
Cãibras (ou câimbras1) são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético2. Elas são mais frequentes nos músculos3 das panturrilhas4, mas podem ocorrer em outros grupos musculares tais como coxas5, mãos6, pés, pescoço7, etc.
Ocorrem usualmente durante a noite ou durante exercícios físicos extenuantes. Elas estão relacionadas ao acúmulo de ácido lático e podem aparecer em casos de hipocalcemia8, hipopotassemia9 e baixa oxigenação.
A câimbra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo10 é de origem neuromuscular. Um músculo isolado, levado a um estado de "hiperencurtamento", permanece em contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente, gerando dor.
Quais são as causas das câimbras1?
Quando um músculo se contrai ele dispara cargas elétricas dentro do cérebro11. Essas cargas alteram o equilíbrio de sódio e potássio da célula12. O músculo então se contrai involuntariamente e ocorre a contração muscular. A câimbra está relacionada à carência de nutrientes como o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras (couve, rúcula, escarola, espinafre, agrião etc.), nos grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico etc.) e cereais integrais. São necessárias também boas condições de oxigenação para evitar as câimbras1.
Quais são os fatores que podem desencadear as câimbras1?
- Cansaço muscular, por praticar excessivamente algum esporte, ficar muito tempo em pé ou carregar um peso por longo tempo, como na gravidez13, por exemplo. Outra possibilidade durante a gestação é a pressão que o útero14 exerce sobre os nervos que vão até as pernas.
- Grandes perdas de sódio e de líquidos e a escassez de minerais como o cálcio, o magnésio e o potássio em circulação15 no sangue16.
- Excesso de fósforo (presente em frios, salgadinhos e refrigerantes).
- Diabetes mellitus17, doenças neurológicas ou problemas vasculares18.
Como evitar as câimbras1?
- Alongar-se antes de dormir.
- Evitar passar muito tempo de pé ou sentado e tentar não usar salto alto.
- Se tiver de ficar sentado por longos períodos, movimente o tornozelo19 e os dedos dos pés.
- Comer alimentos ricos em cálcio e potássio (banana, suco de laranja, água de coco, etc.).
- Evitar refrigerantes, pois contêm bastante fósforo.
- Beber muito líquido para ficar hidratado durante o exercício.
- Repor níveis de sódio durante os exercícios e transpiração20 abundante.
- Assegurar uma recuperação nutricional adequada.
- Descansar os músculos3 após um treino intenso.
Existem soluções rápidas para câimbras1 já instaladas?
- Alongar a massa muscular afetada.
- Respirar profundamente.
- Massagear a área afetada (ajuda a diminuir a dor e melhora a circulação15).
- Estimular a recuperação (descanso e reidratação com líquidos que contenham eletrólitos21).
- Colocar compressa quente ou tomar um banho quente.
- Caminhar um pouco.
Como tratar as câimbras1?
Existem condições clínicas que levam a câimbras1 e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde22 de acordo com o quadro clínico apresentado (clínico geral, angiologista, reumatologista, ortopedista, neurologista23, obstetra, endocrinologista24, etc.).
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.