AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
Uma luxação1 é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações2 do corpo. Em geral, uma luxação1 acontece quando uma força externa atua diretamente ou indiretamente sobre uma articulação3, empurrando o osso para fora da sua posição normal. É muito comum que isso aconteça nos traumas de certa intensidade. Embora seja possível ocorrer luxação1 em qualquer articulação3, os locais mais comuns são ombros, dedos, joelhos, punhos e cotovelos.
1 Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação.
2 Articulações:
3 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
   [Mais...]

A flatulência é a eliminação, pelo ânus1, de gases engolidos pelo indivíduo ou produzidos por ele no processo fisiológico2 da digestão3 e que não tenham sido eliminados pela eructação4 (arroto). Geralmente esses gases possuem odor fétido e desagradável, mas podem ser de pouco ou nenhum odor.
1 Ânus: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.
2 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
4 Eructação: Ato de eructar, arroto.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos