A doença de Dowling-Degos é uma dermatose1 hereditária rara que consiste numa desordem pigmentar reticulada da pele2. Caracteriza-se pela presença de manchas hiperpigmentadas nas regiões de flexão, com distribuição em rede; lesões3 tipo comedão (cravos) no dorso4 e na região cervical; e cicatrizes5 cribriformes na face6, particularmente periorais.
[Mais...]
1 Dermatose: Qualquer moléstia da pele e de seus anexos, especialmente quando caracterizada pela ausência de inflamação.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Dorso: Face superior ou posterior de qualquer parte do corpo. Na anatomia geral, é a região posterior do tronco correspondente às vértebras; costas.
5 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
6 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.