A ureterocele é uma anomalia congênita1 encontrada no ureter2. Corresponde a uma dilatação cística do ureter2 distal3, intravesical, que se infla na sua abertura para a bexiga4, formando uma bolsa semelhante a um saco, mas que também pode ser ectópica5 (presente em outros locais do ureter2).
[Mais...]
1 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
2 Ureter: Estrutura tubular que transporta a urina dos rins até a bexiga.
3 Distal: 1. Que se localiza longe do centro, do ponto de origem ou do ponto de união. 2. Espacialmente distante; remoto. 3. Em anatomia geral, é o mais afastado do tronco (diz-se de membro) ou do ponto de origem (diz-se de vasos ou nervos). Ou também o que é voltado para a direção oposta à cabeça. 4. Em odontologia, é o mais distante do ponto médio do arco dental.
4 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
5 Ectópica: Relativo à ectopia, ou seja, à posição anômala de um órgão.