Deficiência física
O que é deficiência física?
Deficiência física ou deficiência motora é uma limitação do funcionamento físico-motor do ser humano. Na deficiência física sempre há um comprometimento do sistema ósteo-articular, muscular e neurológico. As doenças ou lesões1 que afetam um ou vários desses sistemas podem produzir limitações físicas de graus variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão2 ocorrida.
A deficiência física é uma complicação de uma enfermidade que leva à limitação da mobilidade e da coordenação muscular geral, podendo também afetar a fala em diferentes graus de gravidade, a percepção espacial, o equilíbrio e o reconhecimento do próprio corpo.
Quais são as causas da deficiência física?
As causas da deficiência física são variadas, congênitas3 e adquiridas; vão desde lesões1 neurológicas e neuromusculares até malformações4 congênitas3. Entre as principais causas adquiridas estão os fatores virais ou bacterianos, fatores neonatais, fatores traumáticos (especialmente os medulares) e hidrocefalia5 (acúmulo de líquido no interior da caixa craniana).
As enfermidades e condições que mais comumente levam a deficiências físicas são prematuridade, anóxia6 perinatal, desnutrição7 materna, rubéola8, toxoplasmose9, trauma de parto, subnutrição, acidente vascular cerebral10, aneurisma11 cerebral, ferimento sobre a medula12 vertebral, processos infecciosos ou degenerativos13, causas vasculares14, traumas, malformações4 congênitas3 e artropatias.
Saiba mais sobre "Hidrocefalia5", "Aneurisma11 cerebral", "Acidente Vascular Cerebral10", "Rubéola8" e "Toxoplasmose9 congênita15".
Quais são as principais características clínicas da deficiência física?
A pessoa com deficiência física possui dificuldades na realização de algum movimento físico ou de suas funções e, além disso, a deficiência física pode afetar o bem-estar, o aprendizado, a vitalidade, a autoestima e a autoimagem do indivíduo. Normalmente, os problemas ocorrem no sistema nervoso16 ou locomotor, levando a um mau funcionamento ou paralisia17 dos braços e/ou pernas.
As deficiências físicas são classificadas em:
(1) paraplegia18, perda total das funções motoras dos membros inferiores;
(2) tetraplegia, perda total da função motora dos quatro membros;
(3) hemiplegia19, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo;
(4) diplegia, perda total dos dois membros inferiores;
(5) triplegia, paralisia17 de três membros.
Ainda são consideradas deficiências físicas:
(6) as amputações;
(7) a paralisia17 cerebral;
(8) as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas);
(9) as deformidades congênitas3 ou adquiridas que produzam dificuldade para o desempenho de alguma função.
Em geral, o deficiente físico depende de cadeira de rodas, bengala ou muleta para se locomover, podendo, em razão disso, apresentar baixa autoestima. Pode haver também comprometimento de sua linguagem, aprendizagem e grafismo. Por essas razões, essas pessoas podem demandar condições especiais e assistência de outros indivíduos.
Leia sobre "Paraplegia18", "Tetraplegia", "Paralisia17 cerebral infantil", "Ileostomia e Colostomia20" e "Membro fantasma".
Como lidar com a deficiência física?
Na escola, é primordial adequar a estrutura do prédio para receber alunos com diferentes deficiências físicas, como rampas, elevadores, corrimãos e banheiros adaptados. Na sala de aula, pode-se utilizar recursos especiais como engrossadores de lápis, apoios para os braços, tesouras adaptadas e quadros magnéticos.
Normalmente o deficiente físico, a menos que tenha algum dano cerebral, é capaz de aprender como as demais crianças, embora seu tempo de aprendizagem possa ser mais demorado, em virtude das dificuldades para executar determinadas tarefas. Alguns alunos com deficiência física podem precisar de cuidados especiais, como, por exemplo, na hora de ir ao banheiro.
Todas as pessoas com deficiência física motora necessitam de atendimento fisioterápico e psicológico para desenvolver todas as suas possibilidades e potencialidades.
Para os adultos, deve haver padrões ideais de acessibilidade, sobretudo em prédios e edificações públicos. Esses ambientes (sobretudo os públicos) devem ter rampas com corrimãos e/ou elevadores, vagas reservadas para estacionamento de carros, barras de apoio nas paredes dos banheiros, instalação de lavabos e bebedouros em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas, assim como telefones públicos e banheiros de portas largas com espaço suficiente para a movimentação de cadeira de rodas.
Veja também sobre "Lesões1 da medula espinhal21" e "Acidentes de trânsito".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.