Atalho: 5G0TEH8
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vasectomia: o que esperar após o procedimento?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A vasectomia funciona imediatamente?

Não, nenhuma vasectomia deixa um homem estéril imediatamente e o uso de outros métodos contraceptivos é necessário até que o urologista1 fale o contrário. Isto acontece quando o homem atinge a azoospermia2.

Imediatamente após o procedimento, espermas ativos continuam no sêmen3 por um período e pode levar de 15 a 20 ejaculações para o sêmen3 estar livre de espermatozóides4. O médico irá pedir exames do sêmen3, o espermograma, talvez várias vezes durante várias semanas. Esta etapa pode levar dois ou três meses até ser concluída.

É recomendável a realização deste exame de controle a cada 10-12 meses para o resto da vida reprodutiva do casal.

 

Como é o pós-operatório?

Após o procedimento é colocado um chumaço de gaze esterilizada e um suspensório escrotal para o conforto do paciente. O paciente é liberado para fazer repouso em casa.

O escroto5 ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas6 o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

Edema7 discreto e dor tipo desconforto podem ser esperados durante alguns dias. A menos que seu trabalho seja extenuante, você poderá retornar às suas atividades dentro de um ou dois dias. Evite pegar peso por uma semana.

Você pode voltar a ter relações sexuais quando se sentir confortável para isso, geralmente dentro de uma semana. Entretanto, deve usar outro método contraceptivo até ter certeza que a contagem de espermatozóides4 está zerada no sêmen3.

 

Uma vasectomia pode ser revertida?

Todos os homens que fazem uma vasectomia devem considerá-la permanente.

Existe uma microcirurgia delicada, a chamada vaso-vasostomia, na qual é realizada uma tentativa de reconstruir o canal deferente8, mas não há segurança de que o fluxo dos espermas pode ser restaurado ou uma gravidez9 possa ser possível.

O sucesso deste procedimento pode variar muito dependendo de circunstâncias individuais, incluindo quanto tempo passou após a realização do procedimento, mas fica em torno de 50%.

Se você está considerando fazer uma vasectomia, o melhor é encará-la como definitiva. Ela só deve ser feita se um homem tem certeza de que não vai querer ter filhos no futuro, o que deve ser muito bem avaliado, pois a situação de vida atual pode se tornar muito diferente no futuro.

 

A vida sexual é afetada?

A vasectomia não altera a habilidade de um homem ter uma ereção10, orgasmo, ejaculação11 ou prazer sexual. O esperma12 é apenas uma pequena fração do líquido total do sêmen3 (2-5%). A quantidade de fluido, intensidade, cor e textura não parecem mudar quando o esperma12 está ausente.

Os hormônios masculinos continuam a ser produzidos e os caracteres sexuais secundários (como voz e barba) não mudam. Alguns casais dizem que sua relação melhora, pois não precisam mais se preocupar com métodos contraceptivos e gravidez9 não planejada.

 

Quais são os cuidados que devo ter após a vasectomia?

É fundamental saber que a vasectomia não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a infecção13 pelo vírus14 da imunodeficiência15 humana (HIV16). Os preservativos de látex são os mais efetivos para este tipo de prevenção.

ABCMED, 2010. Vasectomia: o que esperar após o procedimento?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-do-homem/59849/vasectomia-o-que-esperar-apos-o-procedimento.htm>. Acesso em: 6 mai. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Urologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas no trato urinário e homens com problemas nos órgãos genitais, como impotência.
2 Azoospermia: Ausência de espermatozódes no líquido seminal.
3 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
4 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
5 Escroto:
6 Costas:
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Canal deferente: Canal deferente ou ducto deferente é um canal muscular que conduz os espermatozóides a partir do epidídimo até a próstata.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
11 Ejaculação: 1. Ato de ejacular. Expulsão vigorosa; forte derramamento (de líquido); jato. 2. Em fisiologia, emissão de esperma pela uretra no momento do orgasmo. 3. Por extensão de sentido, qualquer emissão. 4. No sentido figurado, fartura de palavras; arrazoado.
12 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
13 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
14 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
15 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
16 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

15/03/2013 - Comentário feito por Edson
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Fiz a vasectomia a dois dias, um dos canais deu bastante trabalho para o médico, era pra durar aproximadamente 30 minutos, mas durou quase uma hora, estava sentido certo desconforto, não dor constante. Nesse segundo dia ele me receitou nemesulida.

16/02/2013 - Comentário feito por RUI
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Fiz o procedimento ontem, na Beneficencia Portuguesa de Sao Paulo com o dr. Jean, nao tive problema algum após chegar em casa fiz uma compressa com gelo no local por cerca de 5 horas fiquei em repouso por cerca de 24 horas e não sinto dor alguma.
Recomendo a todos que fizerem seguirem as orientações do medicos que não terão problema algum.

16/01/2013 - Comentário feito por Sullivan
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Eu fiz a vasectomia hoje estou com 10 dias de operado, ocorreu tudo bem a cirurgia e rápida , somente no começo que fica desconfortável, mas ja estou bem melhor ..

11/01/2013 - Comentário feito por Kadu
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Eu fiz a vasectomia faz dois dias, existe sim a dor desconfortável mas não é uma dor absurda é mais desconforto do que dor mesmo. Aprendi que os gordinhos sofrem muito mais, pois existe uma camada de gordura que impede a visualização do canal deferente e o Med. Uro. tem que fica mexendo até encontrar e isso DÓI... No dia que eu fiz tinha um gordinho que demorou 1 hora e 10 minutos o procedimento e sofreu muito, já os outros foi aproximadamente 15 minutos no máximo. Boa Sorte a quem fizer!

11/11/2012 - Comentário feito por lu.
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
meu marido e eu,resolvemos obtar por esse procedimento ha 10 meses atras ele fez a vazctomia e ocorreu tudo bem!eh um cirugia simples e rapida,ele fez aki no japao!

10/11/2012 - Comentário feito por LEONARDO
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
...FIZ HÁ 5 DIAS E ATÉ AGORA NÃO MELHOROU ... TÁ É DIFÍCIL PRA ATÉ ANDAR...

08/11/2012 - Comentário feito por Junior
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Sou vasectomizado. Vale lembrar que após o procedimento eu senti dores nos testículos por aproximadamente 30 dias, devido ao procedimento cirúrgico. Tomei Nimesulida, que ajudou bastante com essa dor.

10/08/2012 - Comentário feito por maria
gravidez e cuidados
eu e meu marido apendemos bastante com esse saite

20/04/2012 - Comentário feito por ISIANE
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Gostaria de parabenizar esse site, pois nós dá esclarecimento de uma forma claro e de fácil compreensão. obrigada!

  • Entrar
  • Receber conteúdos