Cisto dermoide do ovário
O que é um cisto dermoide?
Um cisto dermoide é um teratoma (do grego: terato = monstro + oma = tumor1) que contém elementos da pele2 madura, oriundos de células3 embrionárias totipotentes4. Por vezes eles também são chamados teratomas ovarianos, mas apesar de terem aparência muito semelhante, os cistos dermoides são compostos apenas de elementos da derme e epiderme5, enquanto os teratomas incluem também componentes mesodérmicos6 e endodérmicos7. Quase sempre o cisto dermoide é benigno, raramente se torna maligno. Os cistos dermoides costumam se situar em áreas de fendas embrionárias, como região periorbital8, coluna vertebral9, seios paranasais10 e ovários11.
O que é cisto dermoide do ovário12?
O cisto dermoide do ovário12 é um tumor1 bizarro, geralmente benigno, que se desenvolve por meio de uma evolução anormal dos folículos ovarianos e localiza-se no ovário12.
Quais são as causas do cisto dermoide do ovário12?
A maior parte dos cistos ovarianos desenvolve-se a partir das ocorrências do ciclo menstrual normal sendo, por isso, chamados de cistos funcionais. Os cistos dermoides, no entanto, formam-se a partir de células3 que produzem órgãos humanos.
Qual é a fisiopatologia13 do cisto dermoide do ovário12?
Os cistos dermoides são tumores derivados das camadas de células germinais14, isto é, ectoderme15, mesoderme16 e endoderme17. Normalmente, eles podem conter pele2, folículos pilosos, glândulas sudoríparas18, cabelo19, sebo, sangue20, gordura21, osso, unhas22, dentes, olhos23, cartilagem24 e tecido25 tireoidiano. Sendo totipotentes4, as células3 embrionárias, indevidamente retidas no oócito26 original, podem dar origem a todo tipo de células3 necessárias para formar tecidos maduros.
Quais são os principais sinais27 e sintomas28 do cisto dermoide do ovário12?
Os cistos dermoides ovarianos não complicados tendem a ser assintomáticos e muitas vezes só são descobertos incidentalmente. Um cisto que seja grande, no entanto, pode causar desconforto abdominal como, por exemplo, necessidade de urinar com mais frequência ou dor ao evacuar, urinar e/ou durante as relações sexuais. Podem acontecer também náuseas29, vômitos30, dores nos seios31 (mastalgias) e plenitude ou peso no abdômen. Se ocorrer a torção32 do ovário12, haverá dor pélvica33 aguda. Embora possam ocorrer em qualquer idade, os cistos dermoides de ovário12 são mais comuns nas mulheres em idade fértil. Eles podem variar em tamanho, desde um centímetro até cerca de 45 cm de diâmetro e podem ocasionar uma torção32 do ovário12 e estrangular seu fornecimento de sangue20.
Quanto maior for o cisto, maior o risco de ruptura, com derrame34 do conteúdo gorduroso que pode criar problemas como aderências, dor, etc. Cerca de 98% dos cistos dermoides do ovário12 são benignos e só cerca de 2% tornam-se malignos. Em cerca de 15% dos casos eles são bilaterais. Em casos de torção32 do ovário12 podem aparecer sinais27 e sintomas28 de choque35, como pele2 fria e úmida, respiração rápida, tontura36 ou fraqueza.
Como o médico diagnostica o cisto dermoide do ovário12?
Muitas vezes um cisto de ovário12 é encontrado durante um exame ginecológico de rotina ou a partir de outro motivo e então são feitos outros exames para determinar a sua natureza e tipo, bem como o tratamento necessário. Esses exames normalmente incluem um teste de gravidez37, ultrassonografia38 pélvica33, laparoscopia39, dosagem do CA 125 (antígeno40 do câncer41), que pode estar elevado, mesmo sendo uma condição benigna.
Como o médico trata o cisto dermoide do ovário12?
O tratamento de escolha para o cisto dermoide é geralmente a remoção dele, que pode ser feita por laparoscopia39 ou por cirurgia aberta. A torção32 do ovário12 pelo cisto constitui sempre uma emergência42 cirúrgica. Lesões43 maiores devem ser removidas cirurgicamente. Um diagnóstico44 diferencial deve ser feito com cisto ovariano hemorrágico45, leiomioma46 pedunculado do útero47, cistadenoma48 ou cistocarcinoma49.
Como prevenir o cisto dermoide do ovário12?
Não há nenhuma maneira definitiva para evitar o crescimento de cistos dermoides ovarianos, mas exames ginecológicos regulares são uma maneira de detectá-los o mais cedo possível. Além disso, a mulher deve estar alerta para alterações no seu ciclo mensal, verificando sintomas28 que são típicos para cistos.
Como evolui o cisto dermoide do ovário12?
Os cistos dermoides ovarianos habitualmente são de crescimento lento (1 a 2 milímetros por ano) e por isso alguns médicos defendem que seja feita a gestão não cirúrgica deles, com acompanhamento a cada ano, para monitorar o seu crescimento e só intervêm a partir de determinado tamanho ou se ele começa a dar sintomas28. Em alguns casos, o cisto desaparece por si próprio, dentro de alguns meses.
Quais são as complicações possíveis do cisto dermoide do ovário12?
As possíveis complicações do cisto dermoide de ovário12, geralmente raras, incluem torção32 ou ruptura do ovário12, transformação maligna do cisto, infecções50 e anemia hemolítica51 autoimune52.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.