Atalho: 6CHFLMV
Gostou do artigo? Compartilhe!

Como prevenir as dores nas costas das mães que tiveram bebês recentemente?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A coluna já está fragilizada com o peso da barriga ao longo da gravidez1 e o abdome2 está flácido após o parto; carregar os recém-nascidos e bebês3 pode sobrecarregar ainda mais a musculatura das costas4 e dos braços e a coluna das mães recém-paridas. Por isso, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (American Academy of Orthopaedic Surgeons) ofereceu algumas sugestões para ajudar essas mulheres a evitar este tipo de incômodo:

  • Procure iniciar a prática de exercícios leves, mesmo que em períodos de 15 minutos, após 8 semanas (para partos normais) e após 12 semanas (para cesáreas) do nascimento dos bebês3. Vá aumentando gradativamente o tempo dos exercícios e o esforço físico. Atividades em água como hidroginástica e natação são uma boa opção.
  • Faça um esforço para retornar ao peso que você tinha antes da gravidez1 a partir de seis semanas após o parto. Alimente-se de maneira saudável incluindo frutas, verduras, legumes e muito líquido na sua dieta. Isto também ajudará na produção de leite.
  • Quando pegar o seu bebê no colo5, não gire o seu corpo para apanhá-lo. Aproxime-se do bebê, dobre os joelhos, abaixe e levante-o próximo ao seu corpo, colocando o peso nas suas pernas. Firme o abdome2 para ajudar a não sobrecarregar sua coluna.
  • Use um acessório como um "Canguru Baby Bag" ou um "Carregador De Bebê Sling" para segurar o bebê, mas use-o na frente do seu corpo. Nunca coloque este acessório nas suas costas4, próximo ao quadril.
  • Amamente o seu bebê sentada em uma cadeira. Não curve os seus ombros para ir até o bebê. Segure-o próximo ao seu corpo, apoiando o braço em almofadas ou travesseiros, e leve o bebê até o seio6. Existem algumas almofadas próprias para amamentar. Mas você pode usar qualquer uma que tenha em casa. O importante é não ficar "curvada" durante a amamentação7.
  • Quando colocar o bebê em um assento do carro, primeiramente sente-se no banco do carro, perto da cadeirinha, com o bebê no colo5 ou dobre o joelho apoiando-o no banco do carro ao invés de tirar o bebê do seu colo5 enquanto você ainda está de pé do lado de fora.
ABCMED, 2012. Como prevenir as dores nas costas das mães que tiveram bebês recentemente?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/262660/como-prevenir-as-dores-nas-costas-das-maes-que-tiveram-bebes-recentemente.htm>. Acesso em: 24 out. 2020.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Abdome: Região do corpo que se localiza entre o TÓRAX e a PELVE.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
4 Costas:
5 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
6 Seio: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Ginecologia e Obstetrícia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.