Qual é a definição de saúde cardiovascular ideal na infância?
A partir de quando uma criança está exposta aos riscos para a saúde1 cardiovascular?
Evidências têm mostrado que a aterosclerose2 tem origem na infância, está associada à presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares3 em idade precoce e é progressiva.
Hábitos relacionados à saúde1 cardiovascular frequentemente tem início na infância ou na adolescência. Por exemplo, o início do consumo de cigarro é frequente durante a adolescência.
Já foi demonstrado que o padrão de alimentação e atividade física é estabelecido neste período da vida, muitas vezes determinado pelo exemplo de comportamento dos pais.
Como está a saúde1 cardiológica das crianças e dos adolescentes?
Mudanças no estilo de vida nos últimos 30 anos resultaram em crescimento da obesidade4, emergência5 do diabetes mellitus6 tipo 2 na adolescência e aumento da prevalência7 de hipertensão arterial8 entre crianças e adolescentes.
Há especulações de que, se nada for feito, as gerações atuais terão uma expectativa de vida9 mais curta do que seus pais e avós.
As modificações de dieta e atividade física são intervenções de primeira linha para melhorar a saúde1 cardiovascular de crianças e adolescentes, como uma tentativa de preservar o crescimento e o desenvolvimento mais saudáveis.
Os protocolos médicos reconhecem o importante papel dos fatores genéticos e recomendam intervenções farmacológicas nos casos em que as mudanças no estilo de vida não forem suficientes.
Como é definido o risco cardiovascular nas crianças e adolescentes?
Nas crianças, a identificação de um fator de risco10 em medida única não é suficiente para identificar riscos elevados para doenças cardiovasculares3. O mais importante é o acompanhamento ao longo do tempo, com o uso de percentis padronizados e baseados em idade e sexo para definir riscos elevados para as patologias.
O acompanhamento com pediatra e hebiatra é fundamental para melhor orientação dos pais ou responsáveis.
Qual é a definição de saúde1 cardiovascular ideal na infância?
Segundo publicação da American Heart Association, divulgada em janeiro de 2010 no periódico Circulation, a saúde1 cardiovascular ideal para as crianças envolve sete fatores. São eles:
- Fumo: nunca ter tentado fumar ou não ter fumado um cigarro completo para crianças de 12 a 19 anos.
- Índice de Massa Corporal11 situado abaixo do percentil 85 para a idade no caso de crianças de 2 a 19 anos.
- Atividade física: para crianças com idades de 12 a 19 anos, realização de um nível de atividade física moderado a vigoroso por mais de 60 minutos todos os dias.
- Dieta: para crianças de 5 a 19 anos, 4 ou 5 componentes chave da dieta. Para uma dieta de 2000 calorias12 ao dia, por exemplo, incluir:
Pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia.
Pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta.
Pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia.
Limitar a ingestão de sódio a 1500mg por dia.
Não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de açúcar13.
- Colesterol14 total abaixo de 170 mg/dl15, para crianças entre 6 e 19 anos de idade.
- Pressão arterial16 abaixo do percentil 90 para a idade para crianças de 8 a 19 anos.
- Glicemia de jejum17 abaixo de 100 mg/dl15 para crianças de 12 a 19 anos.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.