Pseudociese ou gravidez psicológica: o que é?
O que é pseudociese?
Pseudociese (pseudo = falso, kyesis = gravidez1) ou gravidez1 psicológica é uma situação em que a mulher, por razões psicofisiológicas2, simula uma gravidez1, estando o útero3 vazio. Pode ocorrer tanto nas mulheres, quanto nos homens (mais raramente) e nas fêmeas animais. Entre os animais o fenômeno é mais comum em cadelas, mas pode ocorrer também em gatas, podendo desencadear um aumento de prolactina4 e uma consequente lactação5. Um fenômeno correspondente pode ocorrer mesmo em aves, que desenvolvem um falso choco.
Nas pessoas humanas, deve-se a fatores biológicos e emocionais, provavelmente envolvendo o hipotálamo6 e a região límbica. Por isso, a pseudociese pode alterar os níveis de alguns hormônios dosados no sangue7 ou na urina8. Essa gravidez1, que não existe de fato, é criada inconscientemente e está associada a mulheres que ou desejam ou temem muito a maternidade. Devido aos distúrbios psicofisiológicos9 envolvidos, a mulher que desenvolve a pseudociese pode apresentar sintomas10 de uma grávida normal como enjoos, náuseas11, ausência de menstruação12, aumento do volume abdominal, início da lactação5, etc. e, inclusive, sentirem o “bebê” mexendo dentro da barriga.
Quais são as causas da pseudociese?
A pseudociese se dá por um profundo conflito interno entre o desejo de engravidar e algum impedimento interno de consegui-lo ou o intenso medo da gravidez1. Nessas mulheres, muitas vezes, um atraso menstrual de outra natureza serve como desencadeante da ideia de estarem grávidas.
A preparação para engravidar, tanto física como psicológica, também é responsável por desencadear os sintomas10 da pseudociese. Às vezes, a gravidez1 fica tão aparente que se torna difícil convencer as pessoas em torno da sua irrealidade. A própria pessoa que se julga grávida, por vezes, mantém sua convicção mesmo diante de sinais13 contraditórios, como o fato de estar menstruando.
Quais são os sinais13 e sintomas10 físicos da pseudociese?
Os sinais13 e sintomas10 da pseudociese são praticamente os mesmos de uma gravidez1 normal. Eles são propiciados pelo hipotálamo6, que comanda o aparelho genital14 e é ligado ao sistema nervoso central15 e à produção de hormônios.
Geralmente ocorre:
- Dilatação da barriga.
- Dilatação e dolorimento dos seios16.
- Início de lactação5.
- Interrupção das menstruações.
- Enjoos.
- Tonturas17.
- Percepções de movimentos fetais.
- Colo do útero18 amaciado, como numa gravidez1 normal.
Como o médico diagnostica a pseudociese?
Geralmente são os dados negativos que ajudam a diagnosticar a pseudociese, são eles:
- Ausência de atividade sexual compatível com gravidez1.
- Exames laboratoriais negativos para gravidez1 (embora alguns possam ser positivos).
- Exames de imagens negativos, por exemplo, ultrassonografia19.
- Exame ginecológico negativo.
Como é o tratamento da pseudociese?
O tratamento deve ser basicamente psicoterápico. A administração de medicamentos fica reservada aos casos com patologia20 psiquiátrica associada. Normalmente a paciente tem boa evolução e se cura sem maiores complicações.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.