Anorexia mental. O que é? Quais são as causas?
O que é anorexia1 mental?
A anorexia1 mental é um tipo de desordem alimentar de natureza psicológica que implica numa severa restrição de alimentos com a justificativa irracional de emagrecer, mesmo numa pessoa já anormalmente magra. Às vezes se associam outras providências com a mesma finalidade irrazoável: provocar vômitos2, exagerar em exercícios, tomar pílulas para reduzir o apetite, usar diuréticos3, laxantes4 ou enemas5.
A pessoa que sofre de anorexia1 mental tem um distúrbio da imagem corporal e embora muito emagrecida, crê-se gorda. A questão do emagrecimento se torna uma obsessão invencível e pode conduzir à privação de alimentos e até mesmo à morte.
Quais são as causas da anorexia1 mental?
Até o momento, nenhuma causa definitiva foi determinada para anorexia1 mental. Alguns estudos sugerem uma participação genética hereditária. Outros estudos apontam a possibilidade de uma disfunção hipotalâmica ou nos neurotransmissores cerebrais. Problemas alimentares na infância precoce e depressões da mãe parecem aumentar o risco. Excesso de sentimentos negativos, exigências muito pesadas sobre as crianças, perfeccionismo exagerado ou crianças que tenham sofrido abusos, são fatores que também parecem contribuir. Outras razões, de diversas ordens, parecem estar implicadas na eclosão da anorexia1 mental. Quase sempre (cerca de 95% dos casos) a pessoa afetada é uma adolescente ou uma mulher jovem, mas também pode ocorrer em crianças, em adultos e no sexo masculino. Os caucasianos são mais afetados que pessoas de outras raças, a condição incide mais nas classes econômicas superiores que nas outras e nas pessoas para quem o peso corporal é uma questão essencial, como modelos, atletas, dançarinos, etc.
Quais são os sinais6 e sintomas7 da anorexia1 mental?
Os principais sinais6 e sintomas7 da anorexia1 mental são um intenso medo de ganhar peso, contra todas as evidências em contrário, provocação de vômitos2 após alimentar-se, emagrecimento extremo e desnutrição8 (e suas complicações), imagem corporal distorcida, desconhecimento da gravidade do problema, amenorreia9. As unhas10 e os cabelos ficam frágeis e a pele11 torna-se seca e amarelada e pode desenvolver lanugos (finos fios de cabelo12, como dos recém-nascidos). A pessoa chega a pesos incrivelmente baixos.
Como o médico diagnostica a anorexia1 mental?
A história clínica e o exame físico são elementos suficientes para o diagnóstico13 da anorexia1 mental. Exames específicos podem ser necessários para avaliar as complicações orgânicas ocasionadas por ela.
Como é o tratamento da anorexia1 mental?
O tratamento da anorexia1 mental consiste em certas formas de psicoterapia e em alguns remédios psiquiátricos, mas estes devem ser prescritos com cuidado, porque muitos deles têm efeito direto sobre o apetite.
Como evolui a anorexia1 mental?
Algumas anorexias mentais tendem a ser de curta duração, enquanto outras podem ser crônicas. Cerca de metade delas se cura completamente. Da outra metade, parte se torna crônica e parte se alterna com outros distúrbios alimentares.
A desnutrição8 causada pela anorexia1 mental pode afetar órgãos vitais como coração14, rins15 e cérebro16. A frequência cardíaca e a pressão arterial17 abaixam e podem ocorrer distúrbios hidroeletrolíticos. As complicações causadas pela privação de alimentos são reversíveis tão logo haja um ganho significativo de peso.
A anorexia nervosa18 apresenta uma alta taxa de mortalidade19 devido aos suicídios associados ou às complicações da desnutrição8.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.