Gostou do artigo? Compartilhe!

Desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes: quais as diferenças entre eles? Qual deles devo usar?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que são desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes?

Desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes são produtos de higiene pessoal destinados a resolver o problema do mau cheiro do suor, principalmente, na região das axilas. Atualmente, os desodorantes são usados praticamente em todas as partes do corpo e inclusive nas roupas, para aromatizar ambientes e até mesmo em animais domésticos. Existem também cremes, aerossois, sprays, roll-ons e inclusive substâncias caseiras com o mesmo objetivo.

Quais são as diferenças entre desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes?

Os termos “desodorantes” e “antitranspirantes” geralmente são usados indistintamente, mas, na verdade, referem-se a coisas diferentes. Os desodorantes são indicados para diminuir o odor desagradável do suor, sem diminuir a sua produção. Não diminuir a produção do suor pode ser muito conveniente porque ele tem funções fisiológicas1 importantíssimas no organismo, como manter a temperatura corporal, hidratar a pele2 e eliminar metabólitos3. Além disso, o suor em si não é o responsável pelo mau cheiro, pois ele é praticamente água (99%). O odor que se costuma atribuir ao suor advém da decomposição de algumas substâncias dele por bactérias que existem na pele2 ou no ar. Os antitranspirantes funcionam inibindo a produção de suor e, por isso, mantendo o corpo relativamente seco. Estão indicados para pessoas que suam em excesso. Nem todo desodorante é também antitranspirante, mas quase todo antitranspirante é também um desodorante, porque contém uma substância que elimina o odor. Os antiperspirantes são a mesma coisa que os antitranspirantes. As duas palavras são sinônimas.

Qual é o modo de atuação dos desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes?

As glândulas sudoríparas4 são de dois tipos: écrinas, que eliminam apenas água, e apócrinas5, responsáveis pela excreção de sais, restos celulares e do metabolismo6, substâncias que quando degradadas por bactérias ou fungos exalam um cheiro ruim. Como estas glândulas7 estão localizadas principalmente nas axilas é daí que o mau odor se exala. Os desodorantes matam as bactérias, diminuem a concentração desses microrganismos, podem ou não possuir fragrância própria para camuflar o odor e não interferem na produção do suor. Como sugere o próprio nome, visam apenas acabar com o odor. Já no caso dos antitranspirantes, o principal componente ativo coagula as proteínas8 e fecham, assim, os ductos das glândulas sudoríparas4, reduzindo a produção do suor. O antitranspirante, quando aplicado na superfície da pele2, forma um gel que cria um “tampão”, reduzindo a quantidade de suor que é secretada na superfície da pele2.

Qual produto devo usar?

A escolha do produto a ser usado deve ser feita com base nas características de cada pele2 e nas necessidades e gosto de cada pessoa. Os cremes são os produtos que mais hidratam a pele2; os roll-ons não são muito indicados porque tem contato direto com a pele2 e podem ser contaminados por bactérias; os sprays podem causar ardência na pele2 e os aerossois secam muito rapidamente, além disso, podem causar irritação na pele2 e manchas nas roupas. Substâncias básicas comuns como leite de magnésia ou talco com bicarbonato de sódio também ocasionam a morte das bactérias causadoras do mau odor do suor.

Quais são as complicações possíveis do uso de desodorantes, antitranspirantes ou antiperspirantes?

Os antitranspirantes apresentam o risco de obstruir os poros e produzir inflamação9 da glândula10 sudorípara, produzindo furúnculos. Algumas pessoas podem apresentar irritação causada por componentes derivados do alumínio contidos nesses produtos. Recentemente, tem havido informações de que os sais de alumínio e seus derivados são absorvidos pelo organismo e podem causar câncer11 de mama12 nas mulheres, mas essa relação ainda não foi confirmada até o momento.

ABCMED, 2015. Desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes: quais as diferenças entre eles? Qual deles devo usar?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/796184/desodorantes-antitranspirantes-e-antiperspirantes-quais-as-diferencas-entre-eles-qual-deles-devo-usar.htm>. Acesso em: 6 dez. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Glândulas sudoríparas: As glândulas sudoríparas são glândulas responsáveis pela produção e transporte do suor, atuando como regulador térmico. São constituídas por um fino e longo tubo que no início se enovela, chamado corpo da glândula. O suor é composto de água, sais minerais e um pouco de ureia e é drenado pelo ducto das glândulas sudoríparas.
5 Apócrinas: Em que a porção apical das células secretoras é expelida juntamente com os produtos secretórios (diz-se de tipo de secreção glandular), que produz secreção desse tipo (diz-se de glândula).
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Glândulas: Grupo de células que secreta substâncias. As glândulas endócrinas secretam hormônios e as glândulas exócrinas secretam saliva, enzimas e água.
8 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
9 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
10 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
11 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
12 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Dermatologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

17/07/2015 - Comentário feito por Graça
Bom dia. Muito boa essa informaçã...
Bom dia. Muito boa essa informação sobre antitranspirantes!!!
Mudar uma função fisiológica não é PREJUDICIAL às funções normais do nosso corpo. Como o corpo compensa isso?
Estudos não "comprovaram" a incidência de câncer de mama relacionada ao uso desses produtos, mas será que tal informação não iria atrapalhar o comércio deles ????
O leite de magnésia e o bicarbonato de sódio têm as mesmas consequências que o uso do alumínio nas axilas? Eles também fecham os dutos ?

  • Entrar
  • Assinar