Atalho: 5TFN12A
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é dermatite1 atópica (DA)?

Também conhecida como eczema2 atópico, é uma doença da pele3 que atinge principalmente crianças e tende a piorar nos meses do inverno. Pode ocorrer em qualquer idade, mas surge com mais frequência na infância, atingindo 5 a 10% das crianças.

É uma inflamação4 da pele3 de origem hereditária, cuja causa exata é desconhecida. Não é uma doença contagiosa5.

 

O que sente uma criança com dermatite1 atópica?

  • Coceira
  • Irritação
  • Lesões6 de pele3

A coceira e a irritação deixam as crianças mais sensíveis e vulneráveis a adquirir outros tipos de infecção7 através da pele3, prejudicando o seu desenvolvimento físico e psicológico. Além de poder atrapalhar o sono e o rendimento escolar.

A coceira pode começar antes mesmo das lesões6 cutâneas8 se manifestarem. O ato de coçar as lesões6 precisa ser abandonado, já que quanto mais o paciente se coça, mais mediadores inflamatórios são liberados e, com isso, mais prurido9, formando um ciclo vicioso. Além de escoriar a pele3, predispondo a infecções10 secundárias.

 

Quais os fatores desencadeantes?

Pode ser desencadeada por:

  • Banhos quentes longos
  • Clima seco que acentua o ressecamento da pele3, tornando-a mais vulnerável ao aparecimento das lesões6 - com isso, substâncias irritantes do meio ambiente, como poeira, produtos de limpeza, fungos e bactérias penetram mais facilmente, causando vermelhidão e coceira intensas
  • Estresse – que pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado
  • Maior permanência em ambientes fechados
  • Certos tipos de alimentos. Se você acha que algum alimento em particular agrava as lesões6 na pele3, retire-o da dieta por algumas semanas. Se a lesão11 melhorar com a retirada e voltar quando você reintroduzir o alimento, considere a possibilidade da retirada permanente deste alimento das suas refeições. Mas não elimine um grupo alimentar inteiro sem consultar antes o seu médico.

 

Em que local as lesões6 são mais comuns?

Em crianças, as lesões6 são mais comuns nas bochechas, nos braços e nas pernas.

Nos adultos, ocorrem em regiões de dobras - atrás dos joelhos e cotovelos, nas mãos12 e nos pés (entre os dedos) e no pescoço13.

A pele3 destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

 

Ela pode estar associada a outras doenças?

A DA pode estar associada a doenças respiratórias, como a rinite14 e a asma15, que também tendem a piorar no inverno.

 

Como é o tratamento?

Como toda alergia16, a DA não tem cura, mas o controle dos fatores desencadeantes e o tratamento adequado com corticóides tópicos, cremes hidratantes, sabonetes especiais e antialérgicos podem controlar o prurido9, combater o ressecamento, reduzir a inflamação4 e até inibir o reaparecimento dos sintomas17.

Em caso de infecção7 secundária, devem ser usados antibióticos.

As medicações antialérgicas ajudam a reduzir e controlar a coceira. Os casos mais graves podem necessitar de medicações mais potentes, por via oral, para o seu controle. O tratamento da dermatite1 atópica deve sempre ser conduzido por um médico dermatologista, pediatra ou clínico geral.

 

Quais os cuidados que devo ter para evitar a dermatite1 atópica?

Medidas gerais de cuidado com a pele3 que podem reduzir o aparecimento dos sintomas17 da doença:

  • A água do banho deve ser morna, com temperatura mais para fria. E o tempo de permanência na água não deve ser longo
  • Logo após o banho, com a pele3 ainda úmida, deve-se usar um creme hidratante em todo o corpo para evitar o ressecamento da pele3
  • Dê preferência para o uso de sabonetes e hidratantes neutros
  • Não use buchas, nem esfoliantes para a pele3
  • Evite roupas de tecido18 sintético
  • Mantenha a casa arejada e livre da poeira
  • Caso tome mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles
ABCMED, 2009. Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/39063/dermatite-atopica-ou-eczema-atopico-o-que-e.htm>. Acesso em: 23 jan. 2021.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
6 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
9 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
12 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
13 Pescoço:
14 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
15 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
16 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
17 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
18 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Alergia e Imunologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

02/07/2013 - Comentário feito por Mirian
Dermatite atópica ou Eczema atópico.
Meu bebê de 9 meses está com Dermatite Atópica. Esqueci de perguntar a Médica e queria saber se alguém responde: ele pode ir pro sol...piscina...

17/06/2013 - Comentário feito por renato
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Eu tenho desde de criança estou com 30 anos e ainda nao acabou ela só melhora de vez em quando a unica pomada q me adianta é candicort tem o generico dela q é mais barato mais pra mim só a pomada q é boa ja ela em creme irrita mais ainda a pele caso alguem queira tentar usala! boa sorte a todos espero q ajude alguem esse comentario

16/06/2013 - Comentário feito por Sabrina
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. Solução.
Lógico q antes de iniciar um tratamento um médico deve ser consultado. Vou falar de mim... que pode ser a solução pra vcs...as
Tive uma ferida durante uns 3 anos que não sarava... fui 3 três dermatologiastas a terceira me receitou a pomada Topison (furoato de mometasona) para sarar foi ótimo... a solução... finalmente a ferida desapareceu... e para prevenção sempre hidratar com o creme body care (neutrogena - ele é baratinho) para pele extra seca... foi ótimo... depois de um ano eu relaxei parei de parei de passar o creme... o inverno chegou a pele ressecou e apareceu de novo... com pouco tempo usando a pomada topison de novo a lesão sumiu... espero q dê certo com vcs...

28/05/2013 - Comentário feito por jandy
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Olá tenho duas filhas esse problema mas tenho fé que isso vai acabar. Uma dermatologista receitou uma linha de produtos que deu muito certo sabonete liquido e uma loção hidratante o nome é CETAPHIL RESTORADERM. OBS: tem que ser o RESTORADERM porque tem vários produtos da linha CETAPHIL.

24/04/2013 - Comentário feito por Naira
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Olá meu nome é Naira meu filho tem 10 anos e faz tratamento da dermatite desde 1 ano. No verão ok , mas no inverno piora muito já levei ele em vários dermatologistas, mas da uma leve melhorada , fiz o teste nele de alergia, ele não é alérgico a nada ( fungos, mofo, poeira, pelo de bicho) o caso dele é somente a dermatite.
Ele toma cloridrato de hixizine há uns 4 anos e passa loção no corpo, vou tentar fazer o que o Anderson fez com a filha.

18/03/2013 - Comentário feito por andersonrodrigo
dermatite atopica
ola meu nome anderson e tenho uma filha q vai fazer 4 anos a dois anos eu e minha esposa sofremos muito com ela pois ja tinhamos passado por varios medicos dermatologistas alergista e muitos pediatricos .
até q um dia vimos uma reportagem no globo reporte sobre tipos de alergia curada com ervas medicinais manipuladas
marcamos uma consulta pois o centro de saude era pertio de casa na região do campo grande campinas essa erva era manipulada e seu nome era creme de calendula isso foi uma maravilha acompanhado com xarope loratadina minha filha nunca mais teve coceira mais o tratamento não deve para pois interrompido pode retornar.

18/02/2013 - Comentário feito por Gabriela
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Minha filha tem eczema a muitos anos, ela hoje tem 16 anos e nós nao sabemos mais o que fazer com ela, já fizemos todos os tratamentos possíveis e imagináveis. Preciso muito de um medico para nos ajudar, alguém tem algum para indicar? Até colocamos ela fazendo um tratamento com psicólogo e nada.
Sofremos com ela, as crises são intensas. Por favor nos indique algum tratamento.

12/02/2013 - Comentário feito por leydilaine
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Gostei muito da materia sobre Dermatite atópica. Eu inclusive tenho DA, e isso me incomoda muito, tenho desde que era bebê, tenho 14 anos, e estou agora em tratamento, é de se imaginar o que eu ja sofri não é mesmo?! Tenho todos esses sintomas, mas particularmente o que mais me incomoda é a coceira, as vezes ela é insuportavel e não consigo me segurar, então sempre acabo com lesões enormes na pele, q são horriveis e sangram mt, mas n sei o que fazer para evitar a coceira por isso vivo machucada.
Mas gostei muito do site. Parabéns!

06/02/2013 - Comentário feito por Erghill
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Assunto muito interessante para os leitores. Parabens.
Para alem de comentario, talves aproveitar o espaco para perguntar qual pode ser a causa de uma eczema num indeviduo ja na fase adulta?

12/01/2013 - Comentário feito por daiane
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
nossa vcs estão de parabéns esse assunto me ajudou bastante!!!tenho uma filha de 3 anos que tem dermetite atópica e nao sabia direito oque era!!!muito obrigada e mais uma vez parabéns pela matéria!!!

  • Entrar
  • Assinar