Atalho: 5TFN12A
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é dermatite1 atópica (DA)?

Também conhecida como eczema2 atópico, é uma doença da pele3 que atinge principalmente crianças e tende a piorar nos meses do inverno. Pode ocorrer em qualquer idade, mas surge com mais frequência na infância, atingindo 5 a 10% das crianças.

É uma inflamação4 da pele3 de origem hereditária, cuja causa exata é desconhecida. Não é uma doença contagiosa5.

 

O que sente uma criança com dermatite1 atópica?

  • Coceira
  • Irritação
  • Lesões6 de pele3

A coceira e a irritação deixam as crianças mais sensíveis e vulneráveis a adquirir outros tipos de infecção7 através da pele3, prejudicando o seu desenvolvimento físico e psicológico. Além de poder atrapalhar o sono e o rendimento escolar.

A coceira pode começar antes mesmo das lesões6 cutâneas8 se manifestarem. O ato de coçar as lesões6 precisa ser abandonado, já que quanto mais o paciente se coça, mais mediadores inflamatórios são liberados e, com isso, mais prurido9, formando um ciclo vicioso. Além de escoriar a pele3, predispondo a infecções10 secundárias.

 

Quais os fatores desencadeantes?

Pode ser desencadeada por:

  • Banhos quentes longos
  • Clima seco que acentua o ressecamento da pele3, tornando-a mais vulnerável ao aparecimento das lesões6 - com isso, substâncias irritantes do meio ambiente, como poeira, produtos de limpeza, fungos e bactérias penetram mais facilmente, causando vermelhidão e coceira intensas
  • Estresse – que pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado
  • Maior permanência em ambientes fechados
  • Certos tipos de alimentos. Se você acha que algum alimento em particular agrava as lesões6 na pele3, retire-o da dieta por algumas semanas. Se a lesão11 melhorar com a retirada e voltar quando você reintroduzir o alimento, considere a possibilidade da retirada permanente deste alimento das suas refeições. Mas não elimine um grupo alimentar inteiro sem consultar antes o seu médico.

 

Em que local as lesões6 são mais comuns?

Em crianças, as lesões6 são mais comuns nas bochechas, nos braços e nas pernas.

Nos adultos, ocorrem em regiões de dobras - atrás dos joelhos e cotovelos, nas mãos12 e nos pés (entre os dedos) e no pescoço13.

A pele3 destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

 

Ela pode estar associada a outras doenças?

A DA pode estar associada a doenças respiratórias, como a rinite14 e a asma15, que também tendem a piorar no inverno.

 

Como é o tratamento?

Como toda alergia16, a DA não tem cura, mas o controle dos fatores desencadeantes e o tratamento adequado com corticóides tópicos, cremes hidratantes, sabonetes especiais e antialérgicos podem controlar o prurido9, combater o ressecamento, reduzir a inflamação4 e até inibir o reaparecimento dos sintomas17.

Em caso de infecção7 secundária, devem ser usados antibióticos.

As medicações antialérgicas ajudam a reduzir e controlar a coceira. Os casos mais graves podem necessitar de medicações mais potentes, por via oral, para o seu controle. O tratamento da dermatite1 atópica deve sempre ser conduzido por um médico dermatologista, pediatra ou clínico geral.

 

Quais os cuidados que devo ter para evitar a dermatite1 atópica?

Medidas gerais de cuidado com a pele3 que podem reduzir o aparecimento dos sintomas17 da doença:

  • A água do banho deve ser morna, com temperatura mais para fria. E o tempo de permanência na água não deve ser longo
  • Logo após o banho, com a pele3 ainda úmida, deve-se usar um creme hidratante em todo o corpo para evitar o ressecamento da pele3
  • Dê preferência para o uso de sabonetes e hidratantes neutros
  • Não use buchas, nem esfoliantes para a pele3
  • Evite roupas de tecido18 sintético
  • Mantenha a casa arejada e livre da poeira
  • Caso tome mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles
ABCMED, 2009. Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/39063/dermatite-atopica-ou-eczema-atopico-o-que-e.htm>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
6 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
9 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
12 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
13 Pescoço:
14 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
15 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
16 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
17 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
18 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

17/12/2012 - Comentário feito por Onésia
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Estava a pesquisar sobre doencas e vi as imagens de pessoas com eczema e notei que é o mesmo problema que o meu filho de 7 meses tem. Ele tem machinhas avermelhadas na nuca, uma pele avermelhadas como se fossem ematomas no percoco e uma pele muito rececada nos bracos. Nã entendia o motivo porque de vez enquanto atenuava mas por vezes piorava e eu nem sabia que é uma doenca, vou leva-lo ao médico e seguir os cuidados descritos na matéria.

31/10/2010 - Comentário feito por josé
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Vcs estão de parabéns com está matéria foi muito esclarecedora para mim. Serviu de certeza que minha esposa tem realmente essa doença. Porém continuo sem saber como compate-la. Pois a minha esposa tem esta doença há uns 06 anos, sofrendo com esse mal e já vamos em diversos médicos e nem um sequer conseguil controlar a doença. Tem dias que sofro com ela, por não poder ajuda-la e hoje ela sente até dor nas pernas. Eu gostaria que vcs me endicase algum médico ou hospital que eu podese leva-la e conseguir uma boa melhora prá ela. Desde já lhes agradeço pela atenção a mim dispensada. Grato!!

21/10/2010 - Comentário feito por juarez
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Parabens o asunto abordado aflige muita gente e as dicas sao otimas

10/08/2010 - Comentário feito por sonia
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
não sei se o meu caso e; DERMATITE ATOPICA, mais os meus sintomas são bastantes parecidos. vi a foto e isso mesmo. ja usei quantidade imensa de pomadas, formulas e nada. estou desesperada. NAO SEI O QUE FAZER. ME AJUDEM POR FAVOR. não sei o que e dormir. sei que começou cm uma sandalia de pneu, por sinal muitas pessoas usam, e não vi ninguem se queixar. so sei que o que sinto encontrei palavras com vcs. muito, mais muito obrigada mesmo. por favor me respondam e me indiquem uma pomada grata. aguardo noticias. soniasinval@hotmail.com

07/05/2010 - Comentário feito por Miriam
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Muito esclarecedor. Desde criança tenho problemas com alergias.
Começou com a bronquite com 1 ano de idade. Depois a Rinite por volta dos 5 anos de idade. A bronquite virou asma e faço tratamento constante e não cura. Hoje com 27 anos está mais controlada, e a dermatite apareceu na idade de 24 anos aproximadamente.
As lesões aparecem sempre nas pernas.

Os alimentos que já identifiquei que provocam a alergia são: embutidos (mortadela, salsicha, etc), com corantes e conservantes (sucos artificiais, salgadinhos tipo Elma Chips, alguns doces artificiais, etc), chocolates (quando exagero) e comidas muito temperadas.

Os banhos quentes também são vilões, e a combinação de tempo frio no inverno mais a necessidade de tomar banho quente é uma bomba...

21/04/2010 - Comentário feito por fabiana
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
oi!!!!fantástica essa matéria,me ajudou bastante, minha filha tem 6 meses e está com essa alergia,as dicas de cuidado vão me ajudar no tratamento da mesma......obrigada!!!!!!!!!

22/01/2010 - Comentário feito por Marcelene
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Realmente a matéria é boa. Trabalho em um local onde tenho um paciente com essa doença.
Ele não controla, pois é idoso e teimoso.
Ele so deixa ser ajudado quando ta em um estado bem complicada.

27/11/2009 - Comentário feito por Angela
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Muito interessante essa materia.Meu filho tem três meses e ja tem essa dermatite. Gostaria de saber se o leite materno pode agravar os sintomas. No momento ele esta tomando um leite antialérgico, mas ate agora não deu resultado, a pediatra dele não soube como tratar então encaminhou para um dermatologista.

25/09/2009 - Comentário feito por selma
Re: dermatite seborreica
Quais alimentos deve ser evitados?

17/09/2009 - Comentário feito por rosana
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Gostei muiuto desta materia, pois tirei muitas duvidas meu filho tem um ano e dois meses e tem esta alergia, so quero saber se o leite de vaca ou em po ajudam no aparecimento desta alergia...

Obrigado

  • Entrar
  • Receber conteúdos