AbcMed  -  Ortopedia e Saúde
A patela1 (ou rótula2) é um osso de formato triangular que fica localizado na frente do joelho, cobrindo e protegendo a superfície dessa articulação3. Chama-se luxação4 da patela1 à situação em que ela, por qualquer motivo, sofre um deslocamento de sua posição normal, mais geralmente lateral, com grande prejuízo funcional.
1 Patela: 1. Osso sesamoide situado na parte anterior do joelho, ela era anteriormente denominada rótula. 2. Na anatomia zoológica, nos arácnidos, é o segmento entre a tíbia e o fêmur.
2 Rótula: 1. Em ortopedia, é o osso sesamoide situado na parte anterior do joelho; atualmente recebeu a nova denominação de patela. 2. Na anatomia zoológica, nos arácnidos, é o segmento entre a tíbia e o fêmur.
3 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
4 Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação.
   [Mais...]

Luxação1 é a perda do contato entre os ossos articulares que normalmente estão em contato por meio de cartilagens2. Quando isso acontece no ombro, temos a luxação1 do ombro. Segundo a direção em que o úmero3 se desloca, a luxação1 pode ser anterior (80% ou mais dos casos), posterior, superior, inferior ou torácica (em fraturas de costela).
1 Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação.
2 Cartilagens: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
3 Úmero:
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos